A CONCEPÇÃO ONTO-ESTÉTICA DE LUKÁCS: POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE LIMA BARRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66906

Resumo

Neste estudo, buscamos elucidar os elementos que caracterizam a concepção onto estética de Lukács, a partir do materialismo histórico e dialético, analisando os escritos de Lima Barreto por meio dos elementos que compõem o método do realismo lukacsiano. Apontamos a literatura de Lima Barreto como um autêntico exemplar do realismo e usamos como referenciais os teóricos Marx (2010), Lukács (2013; 2023) e Coutinho (1967; 2011). Compreendemos que o autor captou os movimentos históricos de seu tempo, imprimindo, em sua literatura, a totalidade social em sua realidade concreta.

Palavras-chave: Literatura; Lima Barreto; Realismo Lukacsiano; Formação Humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ANGÉLICA DOS SANTOS FREIRE, Universidade Federal do Ceará

    Licenciatura em História, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ensino e Formação Docente (PPGEF - IFCE/UNILAB), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora de História da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Membra do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT), vinculado ao Departamento de História e ao Laboratório de Pesquisa Histórica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Ensino de História, Literatura e Arte, demonstrando interesse nos seguintes temas: Ontologia Marxiana; Estética e Realismo Lukacsiano; Lima Barreto e as suas produções.

  • FABIANO GERALDO BARBOSA, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutor em Educação (UFC). Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE, Campus Maranguape. Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF IFCE-UNILAB). Tem experiência na área de Formação de Professores, com ênfase em estudos e pesquisas sobre o complexo educacional na perspectiva da ontologia marxiana.

  • ADELE CRISTINA BRAGA ARAÚJO, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (2020). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade - UECE, Ontologia Marxiana e Educação - UFC, do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sobre Educação, Emancipação, Sociedade e Sertão - IFCE e do Grupo de Pesquisas e Estudos Ontológicos - IFCE. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus de Horizonte, na subárea Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

A CONCEPÇÃO ONTO-ESTÉTICA DE LUKÁCS: POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE LIMA BARRETO. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-19. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66906