EDUCAÇÃO ESTÉTICO-LITERÁRIA: FUNDAMENTOS HISTÓRICO-CRÍTICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66918

Resumo

Tendo por objetivo discutir a educação estética-literária sob a perspectiva histórico-crítica delineamos uma realidade em que a escola, como principal espaço de formação humana, tem perdido o protagonismo dessa formação, uma vez que a economia de mercado todos os espaços da vida humana. Essa constatação nos orienta a refletir acerca dessa medeia dimensão humana apontando possibilidades de superação de uma formação estético-literária de caráter instrumental e reducionista.

Palavras-chave: Marxismo; Educação estética-literária; Formação humana.

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Biografia do Autor

  • Giovanna Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UniFSA). Mestranda em Educação na linha de Formação Humana e Processos Educativos na Universidade Federal do Piauí.

  • Samilly da Silva Soares, Universidade Federal do Piauí

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Brasil. Mestranda em Educação na linha de Formação Humana e Processos Educativos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Brasil.

  • Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Federal University of Piauí

    Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Brasil. Professora da área de Fundamentos Psicológicos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI).

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

EDUCAÇÃO ESTÉTICO-LITERÁRIA: FUNDAMENTOS HISTÓRICO-CRÍTICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66918