MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175

Resumo

Este artigo parte de uma reflexão teórica sobre as práticas de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de apresentar princípios pedagógicos que as orientem. A partir da teoria da atividade de estudo, interpretada à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, são apresentados quatro princípios pedagógicos que visam auxiliar as pedagogas dessa etapa do ensino no planejamento e na execução das práticas de leitura literária, de maneira a contribuir para a construção da atividade de estudo das crianças e apoiar sua formação omnilateral.

Palavra-chave: Prática de leitura literária; Anos iniciais; Atividade de estudo; Princípios pedagógicos.

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Biografia do Autor

  • Maeve Pereira Rêgo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

    Mestranda em Educação pelo PPGE - UFBA, com Mestrado Sanduíche em Angola. Pedagoga formada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora da Rede Municipal de ensino de Salvador, onde atua como professora na educação infantil e no ensino fundamental I. Possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade do Salvador - UNIFACS. Tem experiência profissional em escolas bilíngues e internacionais de Salvador nos últimos dez anos. Participou como tutora na especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - UFBA. Possui interesse nas áreas de ensino fundamental anos iniciais, ensino bilíngue, literatura, práticas de leitura literária, medicalização da educação e formação de professores.

  • Angelina Pandita-Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

    Professora adjunta na Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Psicologia e Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru. Experiência docente em: graduação em cursos de Licenciatura e Formação de Psicólogos; pós graduação em curso de Gestão Escolar; e cursos de formação contínua de educadores. Atuou como psicóloga escolar, com enfoque na orientação educacional e em educação emocional. Foi educadora da Licenciatura em Psicologia do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Concreta. Trabalha com formação de professores e psicólogos. Interesses de pesquisa: Ensino de Psicologia; Psicologia da Educação; Psicologia histórico-cultural; Ensino Médio Profissional; desenvolvimento humano e Psicologia Escolar e Educacional. 

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175