MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175

Resumen

Este artículo parte de una reflexión teórica sobre las prácticas de lectura literaria en los primeros años de la Educación Primaria, con el objetivo de presentar principios pedagógicos que las orienten. A partir de la teoría de la actividad de estudio, interpretada a la luz de la Psicología Histórico-Cultural y la Pedagogía Histórico-Crítica, se presentan cuatro principios pedagógicos que están orientados a ayudar a las pedagogas de esta etapa de la enseñanza en la planificación y ejecución de las prácticas de lectura literaria, de forma tal que contribuyan en la construcción de la actividad de estudio de los niños y apoyen su formación omnilateral. 

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Biografía del autor/a

  • Maeve Pereira Rêgo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

    Mestranda em Educação pelo PPGE - UFBA, com Mestrado Sanduíche em Angola. Pedagoga formada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora da Rede Municipal de ensino de Salvador, onde atua como professora na educação infantil e no ensino fundamental I. Possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade do Salvador - UNIFACS. Tem experiência profissional em escolas bilíngues e internacionais de Salvador nos últimos dez anos. Participou como tutora na especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - UFBA. Possui interesse nas áreas de ensino fundamental anos iniciais, ensino bilíngue, literatura, práticas de leitura literária, medicalização da educação e formação de professores.

  • Angelina Pandita-Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

    Professora adjunta na Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Psicologia e Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru. Experiência docente em: graduação em cursos de Licenciatura e Formação de Psicólogos; pós graduação em curso de Gestão Escolar; e cursos de formação contínua de educadores. Atuou como psicóloga escolar, com enfoque na orientação educacional e em educação emocional. Foi educadora da Licenciatura em Psicologia do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Concreta. Trabalha com formação de professores e psicólogos. Interesses de pesquisa: Ensino de Psicologia; Psicologia da Educação; Psicologia histórico-cultural; Ensino Médio Profissional; desenvolvimento humano e Psicologia Escolar e Educacional. 

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Publicado

2025-12-10

Número

Sección

Artigos do Número Temático

Cómo citar

MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175