ESTÉTICA LUKACSIANA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269Resumo
O objetivo do artigo é afirmar o ensino da dança em sua manifestação artística como promotora do desenvolvimento humano a partir de uma posição ontológica materialista, apoiada na obra Estética, do pensador húngaro György Lukács. Contrariando a existência de uma suposta vocação humana para a arte, defendemos a necessária aproximação dos sujeitos às relações e nexos causais que configuram a atividade de dança, considerando os desdobramentos no campo do ensino. Pelo engajamento dos sujeitos no espaço da composição artística, revelamos as possibilidades de desenvolvimento do pensamento estético.
Palavras-chave: Ensino. Dança. Arte. Estética. György Lukács.
Downloads
Referências
BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.
BONA, Bruna Carolini de. O gesto coreográfico como síntese criativa entre a intenção evocativa e os elementos cênicos: a composição em dança com base na estética de Lukács, 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
BREGOLATO, Roseli A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2000.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.1. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966a.
LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.2. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966b.
LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social 2. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. 4ª reimp. São Paulo: Boitempo, 2010.
NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Sprint. 2002.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 677-690, 2018.
NETTO, José Paulo. Apresentação. Lukács: o longo caminho até a Estética. In: Lukács, György. Estética: a peculiaridade do estético, volume1. Boitempo, São Paulo: 2023.
ORTIGARA, Vidalcir; MÜLLER, Ricardo Gaspar. Prefácio. In: Torriglia, P. L. (Org.). Ontologia Crítica: e os diferentes objetos na pesquisa educacional. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.
SANTOS, José Deribaldo Gomes. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.
TORRIGLIA, Patrícia Laura; CISNE, Margareth Feiten. A vida cotidiana da escola expressa um cotidiano? Aproximações ontológicas em debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 996-1.012, jul./set. 2017.
TORRIGLIA, Patricia Laura. Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento. In: Torriglia, P. L. (Org.). Ontologia Crítica: e os diferentes objetos na pesquisa educacional. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018.
Torriglia, Patricia Laura. Processo de conhecimento: questões do método, formação humana e vida cotidiana. Seminário. III Escola Sertaneja de Marxismo. realizada nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, na Eco-Pousada Mosteiro da Santa Cruz – Dom Maurício, Serra do Estevão. Quixadá. Organizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (LAPPS) e pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Universidade Estadual do Ceará (UEC). 2025.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
VIGOTSKI, Lev S. Problemas de defectologia. Tradução e revisão técnica: Zóia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

