ESTÉTICA LUKACSIANA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269

Resumo

O objetivo do artigo é afirmar o ensino da dança em sua manifestação artística como promotora do desenvolvimento humano a partir de uma posição ontológica materialista, apoiada na obra Estética, do pensador húngaro György Lukács. Contrariando a existência de uma suposta vocação humana para a arte, defendemos a necessária aproximação dos sujeitos às relações e nexos causais que configuram a atividade de dança, considerando os desdobramentos no campo do ensino. Pelo engajamento dos sujeitos no espaço da composição artística, revelamos as possibilidades de desenvolvimento do pensamento estético.

Palavras-chave: Ensino. Dança. Arte. Estética. György Lukács.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Carolini De Bona, Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF)

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013) e Mestrado em Educação pela mesma Universidade (2016), tendo por linha de pesquisa - Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2018), pela Linha Trabalho e Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE/UNESC - Criciúma) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC/UFSC - Florianópolis). É professora efetiva da rede municipal de Florianópolis (2022), atuando como professora de Educação Física nas séries inicias do Ensino Fundamental.

  • Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Ciencias de La Educación - Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (1992), Mestrado em Educação (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-Doutorado no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (bolsista CAPES - programa Estágio Sênior no Exterior) (2015) e na Faculdade de Educação/PPG-Educação UFF (2016). Atualmente é professora Titular no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) e do Programa de Pós-Doutorado em Educação (PPGE) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupos de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFSC). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Humana, formação de professores, processos e organização educacional, fundamentos da Educação, questões teórico-metodológicas da pesquisa em educação, Estética, produção de conhecimento, ontologia crítica, teoria histórica cultural, entre outras.

Referências

BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.

BONA, Bruna Carolini de. O gesto coreográfico como síntese criativa entre a intenção evocativa e os elementos cênicos: a composição em dança com base na estética de Lukács, 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BREGOLATO, Roseli A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2000.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.1. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966a.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.2. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966b.

LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social 2. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. 4ª reimp. São Paulo: Boitempo, 2010.

NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Sprint. 2002.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 677-690, 2018.

NETTO, José Paulo. Apresentação. Lukács: o longo caminho até a Estética. In: Lukács, György. Estética: a peculiaridade do estético, volume1. Boitempo, São Paulo: 2023.

ORTIGARA, Vidalcir; MÜLLER, Ricardo Gaspar. Prefácio. In: Torriglia, P. L. (Org.). Ontologia Crítica: e os diferentes objetos na pesquisa educacional. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.

SANTOS, José Deribaldo Gomes. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

TORRIGLIA, Patrícia Laura; CISNE, Margareth Feiten. A vida cotidiana da escola expressa um cotidiano? Aproximações ontológicas em debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 996-1.012, jul./set. 2017.

TORRIGLIA, Patricia Laura. Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento. In: Torriglia, P. L. (Org.). Ontologia Crítica: e os diferentes objetos na pesquisa educacional. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018.

Torriglia, Patricia Laura. Processo de conhecimento: questões do método, formação humana e vida cotidiana. Seminário. III Escola Sertaneja de Marxismo. realizada nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, na Eco-Pousada Mosteiro da Santa Cruz – Dom Maurício, Serra do Estevão. Quixadá. Organizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (LAPPS) e pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Universidade Estadual do Ceará (UEC). 2025.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, Lev S. Problemas de defectologia. Tradução e revisão técnica: Zóia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

ESTÉTICA LUKACSIANA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269