NISE DA SILVEIRA EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70051Resumo
Nise da Silveira (1905-1999) foi uma renomada médica psiquiatra brasileira que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil ao defender métodos humanizados, centrados na expressão artística dos pacientes, em oposição a práticas violentas utilizadas na época para tratamento de doenças mentais, como eletrochoques e lobotomia. Nascida em Maceió em 1905, Nise da Silveira foi a única mulher em sua turma de 158 alunos a se formar em medicina, no ano de 1926, na Bahia.
Em 1952, fundou o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro (cujo arquivo privado pode ser pesquisado no site oficial do Museu de Imagens do Inconsciente). O museu abriga e estuda milhares de obras produzidas pelos pacientes. O espaço valoriza essas criações não apenas como sintomas, mas como expressões autênticas do mundo interior e do inconsciente, revelando o trabalho estético de suas obras. Isso levou à organização de exposições importantes, inclusive no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), tirando essas obras do contexto puramente clínico e inserindo-as no circuito artístico brasileiro.
Seu método permitiu que pacientes como Adelina Gomes, Carlos Pertuis, Emygdio de Barros e Fernando Diniz desenvolvessem um trabalho artístico consistente e reconhecido, que hoje faz parte do patrimônio cultural brasileiro. Nise influenciou diretamente o movimento da reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo, que buscava substituir o modelo asilar e desumano por abordagens mais dignas e eficazes, sendo pioneira ao utilizar oficinas de pintura e modelagem como o principal método de tratamento humanizado, inaugurando a Arteterapia no Brasil.
As contribuições de Nise da Silveira para a arte são imensas e estão intrinsecamente ligadas à sua revolução no campo da psiquiatria, onde ela introduziu a arte como parte fundamental de terapia, expressão e comunicação para pacientes com transtornos mentais. O seu legado transformou a saúde mental no Brasil e é reconhecido internacionalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

