TRABALHO-EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA DE CLASSE E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS TECIDAS NOS ESPAÇOS DE OCUPAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO (MTST)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59787Abstract
O esforço de síntese aqui apresentado é fruto da trajetória de pesquisa realizada no Doutorado em Educação, da Faculdade de Educação, na Universidade Federal Fluminense, sob orientação de Lia Tiriba. Nosso trabalho de investigação junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto surge a partir da minha inserção como coordenador estadual do movimento, acompanhando os espaços de ocupação, tais como assembleias, Cozinhas Solidárias, atos públicos e ocupações de moradia. Partindo da premissa de que a questão da habitação é um elemento fundamental para a garantir existência humana, o objetivo da pesquisa foi o de analisar processos de ‘ocupação’ do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entendidos como experiência de classe e como mediação na formação política de homens e mulheres que integram a parcela mais precarizada da classe trabalhadora.
Palavras-Chave: Trabalho-educação. Movimentos sociais. Ocupação. Experiência de classe. Relações pedagógicas.
Downloads
References
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 1 / Antônio Gramsci; edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 2 / Antônio Gramsci; edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa, 1: a árvore da liberdade; tradução de Denise Bottmann. 7ª . ed. – São Paulo : Paz e Terra, 2015
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TIRIBA, L. Cultura do Trabalho, Autogestão e Formação de Trabalhadores Associados na Produção. Perspectiva (UFSC) , v. 1, p. 20-27, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10295/0 Acesso em: 20 ago. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

