LAS ESCUELAS PRIVADAS Y LA ADMISIÓN DE ESTUDIANTES NEGROS: UN TÍTULO DE ANÁLISIS PSICOSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539Resumen
Este artículo analiza críticamente las experiencias de racismo vividas por estudiantes negros en escuelas privadas de élite en São Paulo utilizando observación participante e intervenciones escolares. Combina la sociología crítica de las relaciones raciales y la psicología sociohistórica para discutir el "nuevo negro", el "movimiento de educadores negros" y el "fracaso escolar". También aborda la relación entre esas instituciones y las Leyes 10.639/03 y 11.645/08, los desafíos de la educación antirracista, la movilidad social de la población negra y las estrategias del movimiento negro para transformar la educación brasileña.
Palabras clave: Educación antirracista; Nuevo negro; Fracaso escolar; Relaciones raciales; Escuelas privadas.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, Silvio Luís. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2018.
ALVES, Igor. Pesquisa de campo. Enciclopédia significados. Pará, 2009. Disponível em: https://www.significados.com.br/pesquisa-de-campo/
BARBOSA, Priscila. O Construtivismo e Jean Piaget. Educação pública, CECIERJ-publicado em 23 de junho de 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/12/o-construtivismo-e-jean-piaget
BROIDE, Jorge & BROIDE, Emília. Notas para um trabalho grupal. in A Psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções. São Paulo: Educ, 2016.
DOMINGUES, Petrônio José. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos
históricos. Revista Tempo [online]. Universidade Federal Fluminense, vol.12, nº 23,2007.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, (1952) 2008.
FERNANDES, Florestan. Brancos e negros em São Paulo: ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestação atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1955.
FERNANDES, Florestan. Relações de raça no Brasil: realidade e mito. Revista de Antropologia, v. 16, n. 1, p. 3-26, 1968.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
JAMES, Cyrol Lionel Robert. Os Jacobinos Negros: Toussaint L’Ouverture e a Revolução de São Domingos. São Paulo: Boitempo, 2000.
JAZINER, Graciela. Coordinando grupos. Buenos Aires, 2007.
Kaës, Rene. (2009). Les Alliances Inconscientes. Paris: Dunod.
LOCKE, Alain. The new negro: an interpretation. New York: Albert and Charles Boni, 1925.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 2005.
PEREIRA, Wilza Rocha. Algumas contribuições da análise institucional para estudar as relações entre os serviços públicos de saúde e a sua clientela. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 53, p. 31-38, 2000.
POLITY, Elizabeth. Algumas considerações sobre o espaço potencial. Psicologia: Teoria e Prática – 2002, 4 (1): 21- 28. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v4n1/v4n1a03.pdf.
PRASHAD, Vijay. Uma história popular do Terceiro Mundo. São Paulo: Expressão Popular1, 2022.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância . São Paulo: Martins Fontes. (2003).
WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1967.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Trabalho Necessário

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

