[Resenha] CRÍTICA DA IDEOLOGIA HUMANISTA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO ALTHUSSERIANO [Alessandro de Melo]

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DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65136

Résumé

A resistência ao marxismo althusseriano é uma marca do debate educacional brasileiro. Seja reproduzindo os próprios preconceitos presentes, de maneira geral, nas Ciências Sociais, seja por influência de teorias pedagógicas que se conformaram no Brasil a partir da crítica superficial àquele que seria o único texto de Louis Althusser sobre educação – Aparelhos Ideológicos de Estado, escrito em 1969 –, fato é que a obra do filósofo franco-argelino é pouco respeitada pela pedagogia brasileira. O livro de Alessandro de Melo, Crítica da ideologia humanista em educação: contribuições do marxismo althusseriano, cumpre o importante papel de qualificar esse debate, evidenciando, ao mesmo tempo, as lacunas de algumas críticas e a potência política do projeto althusseriano na leitura rigorosa da escola capitalista.

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Références

Melo, A. de. Crítica da ideologia humanista em educação: contribuições do marxismo althusseriano. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/05/eBook_Critica-humanista.pdf.

Publiée

2025-04-09

Numéro

Rubrique

Artigos e Resenhas de Outras Temáticas

Comment citer

[Resenha] CRÍTICA DA IDEOLOGIA HUMANISTA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO ALTHUSSERIANO [Alessandro de Melo]. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65136