Agricultura segura e sustentável

educação e conscientização na comunidade rural

Autores

  • Ana Paula Oliveira Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Antonio Tassio Santana Ormond Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Franciane Diniz Cogo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Érika Andressa Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Marco Aurélio da Silva Júnior Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Guilherme José Borges Santos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Palavras-chave:

Riscos agrícolas, Agricultura sustentável, Interesse estudantil, Segurança no trabalho rural, Equipamentos de proteção individual

Resumo

O projeto de extensão “Educando estudantes e produtores para prevenção de ris­cos com máquinas agrícolas" foi implementado na Escola Estadual Francisco da Silva Maia, situada na zona rural de Passos, Minas Gerais. Destinado aos estudan­tes do 6º ano do Ensino Fundamental, o projeto teve como objetivo conscientizar sobre a segurança no trabalho agrícola e a sustentabilidade ambiental, capaci­tando os alunos como agentes multiplicadores de práticas seguras e sustentáveis. A metodologia combinou atividades teóricas e práticas: inicialmente, a equipe se apresentou e introduziu a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), incentivando os estudantes a compartilharem experiências relacionadas aos desa­fios ambientais e ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além de abordar a segurança no uso de máquinas e implementos agrícolas. Seguiu-se uma palestra interativa sobre segurança agrícola e ambiental, complementada por um banner informativo. Na etapa prática, os alunos participaram de oficinas demons­trativas sobre o uso correto de EPIs, receberam panfletos educativos e realizaram atividades de fixação do conteúdo. Adicionalmente, eles foram incentivados a prosseguir seus estudos por meio de marcadores de página com informações so­bre os cursos da UEMG. A participação ativa dos estudantes e a colaboração do professor de Ciências foram fundamentais para o sucesso das atividades. Como resultado, observou-se um aumento na conscientização dos alunos sobre a impor­tância da segurança no ambiente rural e da adoção de práticas agrícolas susten­táveis. Conclui-se que a educação e a conscientização da comunidade rural são essenciais para promover uma agricultura mais segura e sustentável, destacando o papel vital de projetos de extensão na integração entre universidade e sociedade.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Oliveira Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Graduanda em Engenharia Agronômica pela UEMG.

  • Antonio Tassio Santana Ormond, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo, SP, Brasil.

  • Franciane Diniz Cogo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras, MG, Brasil.

  • Érika Andressa Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras, MG, Brasil.

  • Marco Aurélio da Silva Júnior, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UEMG.

  • Guilherme José Borges Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Graduando em Engenharia Agronômica pela UEMG.

Referências

ALVES, Raquel Aparecida; GUIMARÃES, Magali Costa. De que sofrem os trabalhadores rurais? – Análise dos principais motivos de acidentes e adoecimentos nas atividades rurais. Informe Gepec, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 39–56, mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.48075/igepec.v16i2.5563. Acesso em: 19 mar. 2025.

ARAÚJO, Lucas Nathanyel Calixto de; SILVA, Rosilene Agra da; PAIVA, Yaroslávia Ferreira. Investigação dos acidentes de trabalho nas atividades agropecuárias e agroindustriais da Paraíba: uma análise do período de 2020 a 2022. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, n. 4, p. 4426–4447, 2024. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/11113. Acesso em: 15 mai. 2025.

CASALI, Roberta Almeida et al. Nível de capacitação e informação dos operadores de máquinas para a aplicação de agrotóxicos. Ciência Rural, Santa Maria, v. 45, n.3, p. .425-431, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20121099. Acesso em: 19 mar. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 19 mar. 2025.

KÖLLING, Gabrielle Jacobi; ANDRADE, Gernardes; PEIXOTO, Mayra Rody. ESG: empreendedorismo sustentável e as perspectivas da indústria 4.0 no agronegócio. Direito, Negócios & Sociedade, Santo André, v. 2, n. 3, p. 20-31, 2022. Disponível em: https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/DNS/article/view/37/84. Acesso em: 19 mar. 2025.

MIRANDA, Mateus Torres; SILVA, Mônica Elena Bortolotti da; COGO, Franciane Diniz. Relato de experiência extensionista: equipamentos de proteção individual para os educandos do campo. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 17, n. 37, p. 132-141, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n37p132. Acesso em: 19 mar. 2025.

OLIVEIRA, Márcia Freire; MENDES, Luciano; VASCONCELOS, Andrea Costa van Herk . Desafios à permanência do jovem no meio rural: um estudo de casos em Piracicaba-SP e Uberlândia-MG. Revista de Economia e Sociologia Rural, [S. l.], v. 59, n. 2, p. 133-147, abr./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.222727. Acesso em: 19 mar. 2025.

PRADO, Marcos Martins; LAPERA, Clélia Aparecida Lunes. Riscos ocupacionais com operadores de máquinas agrícolas no plantio mecanizado de cana-de-açúcar no município de Edéia-GO. Intercursos: Revista Científica, [S. l.], v.11, n.2, p.129-140, 2012. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2392. Acesso em: 19 mar. 2025.

ROSA, Cintia Vitoria Panucci ; FRISKE, Hadassa Landherr. Sucessão Familiar e a Importância do Planejamento Sucessório. ID on-line. Revista de Psicologia, [online], v. 17, n. 66, p. 1-11, 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3780. Acesso em: 19 mar. 2025.

SALES, Gabriela Garcia Pacheco; PIMENTA, Marcelo Galvani; COGO, Franciane Diniz. Conscientização dos educandos rurais sobre agricultura sustentável: relato de experiência. Revista Práxis: Saberes da Extensão, João Pessoa, v. 8, n. 17, p. 03-08, 2020. Disponível emDOI: https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p03-08. Acesso em: 19 mar. 2025.

SANCHEZ, Andre Felipe de Carvalho et al. Desafios no processo de sucessão familiar em empresas de pequeno e médio porte. Revista De Governança Corporativa, São Paulo, v. 8, n. 1, e064, 2021. DOI: https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v8i.64. Acesso em: 15 mai. 2025.

SILVA, Gean Carlos Franco; BALDICERA, Alana Karine. A importância da agricultura sustentável na preservação do meio ambiente. Revista UNICREA, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 39-55, mai.-ago. 2024. Disponível em: https://revistaunicrea.crea-sc.org.br/index.php/revistaunicrea/article/view/79. Acesso em: 19 mar. 2025.

SILVA, Felipe Duarte Praxedes et al. Ciência et Práxis, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 15-17, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.36704/cipraxis.v12i23.3849. Acesso em: 19 mar. 2025.

SOUZA, Allan Charlles Mendes et al. Acidentes de trabalho envolvendo máquinas agrícolas no Brasil: estado da arte sobre as principais causas dos sinistros e as ações que visam a prevenção. Brazilian Applied Science Review, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1224–1233, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34115/basrv6n3-030. Acesso em: 19 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-09

Como Citar

Agricultura segura e sustentável: educação e conscientização na comunidade rural. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 1–12 e050612, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67034. Acesso em: 8 dez. 2025.