Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês. Uma vez que a submissão for aceita, encorajamos as/es/os autoras/es a fornecerem traduções para outros idiomas, a fim de que o os textos sejam publicados em mais de um idioma.
A Revista não cobra das/es/os autoras/es taxas referentes ao processamento de artigo (APC) e não cobra taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). Não há a cobrança de qualquer outra taxa referente a trabalhos submetidos/publicados
Serão considerados para publicação os seguintes tipos de trabalhos:
Artigos. Textos com dimensão variável entre doze e vinte páginas (no máximo, 50 mil caracteres com espaço), no formato de artigos acadêmicos, que apresentem análises originais sobre temáticas ligadas ao campo do Cinema e Audiovisual e áreas afins. Titulação mínima: Doutorado em realização.
Entrevistas. Diálogos com pesquisadores de reconhecida relevância para o campo do Cinema e Audiovisual e áreas afins, transcritos em formato de texto. Propostas de entrevistas filmadas em vídeo deverão ser submetidas à equipe editorial, que avaliará a possibilidade de inseri-las no site da revista. Titulação mínima: Mestrado concluído.
Resenhas. Textos com dimensão variável entre três e cinco páginas, dedicados a registrar, comentar e criticar livros, teses ou dissertações publicados recentemente e que sejam de interesse para a área. Titulação mínima: Mestrado em realização.
Seção livre. Textos com dimensão variável de até vinte páginas (no máximo, 50 mil caracteres com espaço), de formato e temática livres que sejam de interesse para a área. Titulação mínima: Mestrado concluído.
Ensaios visuais. Produções artísticas ou ensaios originais compostos de imagens e/ou vídeos acompanhados de textos com dimensão variável entre três e cinco páginas. Titulação mínima: Graduação concluída. Inscrições nessa seção estão sujeitas a chamadas específicas ou convite editorial.
Dossiê. Para as propostas de organização de dossiês, o Comitê Editorial considerará sugestões encaminhadas por doutoras/es da área que contenham propostas temáticas originais. As contribuições para os dossiês deverão seguir as condições de titulação mínima das/es/os autoras/es e o processo de avaliação por pares previsto pela Revista.
Cada submissão é avaliada por, no mínimo, duas/dois pareceristas. As seções de Resenha, Entrevista e Traduções podem contar com um processo de chamada por convites da Equipe Editorial e estão abertas a proposições, que podem ser feitas através do e-mail. A seção de Ensaio Visual poderá estar a cargo de uma curadoria convidada.
Sobre o plágio
Casos suspeitos de plágio devem ser informados à Equipe Editorial da Revista. A notificação é confirmada e tem início a reunião de provas documentais a partir de avaliação sobre o grau de cópia.
Em casos de cópia menor – frases curtas, por exemplo, e nenhuma atribuição errada de dados – a Equipe Editorial contatará a/e/o autora/autore/autor da submissão, explicando a posição do periódico e a necessidade de correção do texto. Os que relataram a suspeita de plagiarismo serão informados sobre as ações da Revista.
Quando se tratar de plágio explícito – com uso de grandes porções de texto e/ou dados, como se fossem de autoria própria – será feito contato por escrito com a/e/o autora/autore/autor da submissão, enviando-lhe uma cópia da declaração de autoria e originalidade feita por ele juntamente com as evidências encontradas de plágio. A/e/o autora/autore/autor deverá entrar em contato com a Equipe Editorial, fornecendo explicações.
Se a resposta à Equipe Editorial for satisfatória, a/e/o autora/autore/autor será instruída/e/o sobre a posição da Revista e o comportamento futuro desejado. Mas, se for insatisfatória, será considerada a retirada do texto submetido ou já publicado e o ocorrido será informado aos veículos editoriais envolvidos, também aos agentes superiores e/ou responsáveis pela realização da pesquisa, bem como à vítima e leitores da Revista.
Nos casos em que a/e/o autora/e/autor não fornecer resposta à Equipe Editorial, haverá tentativa de contato com co-autoras/autores es e/ou a instituição da/e/o autora/autore/autor, solicitando que o problema seja informado a superiores ou responsáveis pela pesquisa. Se não houver respostas, o contato será refeito no período de 3 a 6 meses. Depois disso, será cogitado o contato com outras autoridades.
Sobre Inteligência Artificial Generativa
Para autoras/es:
É permitido o uso de IA generativa nos seguintes casos (todos os demais usos estão vedados):
- auxiliar na redação, na revisão e na tradução de trechos.
- auxiliar na formulação de perguntas e hipóteses.
- auxiliar na estruturação do texto.
- auxiliar no desenvolvimento da metodologia.
- auxiliar na elaboração de títulos, palavras-chave e resumos.
- auxiliar na coleta de dados quantitativos e qualitativos.
- auxiliar na revisão bibliográfica: oferecer um ponto de partida para a bibliografia, propor os principais conceitos e ideias de uma referência e identificar possíveis lacunas.
- auxiliar na coleta de dados e na produção de tabelas.
Autoras/es que fizerem uso de IA generativa devem adicionar, antes das referências bibliográficas, uma declaração de acordo com o modelo abaixo:
EXEMPLO BÁSICO:
“Durante a elaboração deste trabalho, o(a) autor(a) (es) utilizou (aram) a ferramenta [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] (versão [X.X], acessada em [DATA]) com o objetivo de [MOTIVO ESPECÍFICO]. Após o uso desta ferramenta, o(a) autor(a) (es) revisou e editou o conteúdo conforme necessário e assume total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.”
EXEMPLO APLICADO:
“Durante a elaboração deste trabalho, a autora utilizou a ferramenta ChatGPT (versão 4.0, OpenAI, acessada em 15 de março de 2025) com o objetivo de auxiliar na revisão gramatical e formatação das referências bibliográficas segundo as normas ABNT. Após o uso desta ferramenta, a autora revisou e editou o conteúdo conforme necessário e assumiu total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.”
(Fonte da declaração: SILVA, Luciana Mara; DORNELLES, Dayane (organização e elaboração) Guia para uso ético da inteligência artificial generativa. Florianópolis: Udesc, 2025.
A revista reitera que, conforme o modelo de declaração acima, a responsabilidade pelo conteúdo submetido é exclusivamente humana, mesmo que o uso de IA generativa seja informado. Assim, a supervisão e revisão das/es/os autoras/es é imprescindível e fundamental.
Para pareceristas:
- É vedado basear o parecer em IA generativa ou solicitar a ela que faça o parecer, mesmo que parcialmente ou sujeito à revisão humana.
- É permitido o uso de IA generativa para tirar dúvidas pontuais que surjam na avaliação do texto. No entanto, a consulta à IA não pode se dar através do fornecimento de qualquer trecho não publicado.
Para a equipe editorial:
- É vedado o uso de IA generativa para aceitar ou rejeitar quaisquer materiais submetidos à revista.
- É vedado colar em qualquer IA generativa trechos dos materiais submetidos à revista ainda não publicados.
- IA generativa pode ser consultada no levantamento de possíveis pareceristas. Essa consulta, porém, não pode se dar através do fornecimento à IA de qualquer trecho ainda não publicado.
- É permitido o uso de IA generativa para produzir peças (cards, vídeos etc.) que tenham por objetivo promover os materiais publicados e a revista. Nenhum trecho ainda não publicado será disponibilizado à IA em tais processos.
Intervalo de publicação: Não serão avaliadas submissões de pessoas autoras ou co-autoras de textos que tenham sido publicados em intervalo igual ou menor do que: 2 edições para textos do tipo resenha; 3 edições para textos do tipo entrevista e 4 edições para textos do tipo artigos.
Formatação do arquivo
a) Padronização geral
Os textos, a serem submetidos por meio do sistema OJS da revista A Barca, deverão ser padronizados da seguinte forma:
- Arquivo compatível com word (.doc) ou com o formato .rtf.
- O arquivo deve ter, no máximo, 50 mil caracteres com espaço, sendo que nessa contagem estão incluídos: títulos e subtítulos, resumo e abstract, palavras-chave e keywords, corpo do texto, notas e bibliografia.
- Títulos e subtítulos em negrito, sem numeração, com espaços antes e depois de sua inserção com versões em português, espanhol e inglês.
- Resumos em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, com texto justificado, no máximo 15 linhas, com versões em português, espanhol e inglês.
- Cinco palavras-chave em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, com texto justificado, com versões em português, espanhol e inglês.
- Corpo do texto em formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, com texto justificado.
- Texto apresentado de forma corrida, com recuo a cada parágrafo e sem espaço entre os parágrafos.
- Uso de itálicos para palavras em língua estrangeira e para títulos de livros, de periódicos e de obras artísticas.
- Uso de aspas para títulos de artigos, de capítulos de livros e de matérias publicadas na imprensa.
- As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas para o português, com a reprodução do original em nota.
- Para fins editoriais, encaminhar uma imagem relacionada ao tema da contribuição, em formato JPG ou PNG. A imagem não deve ultrapassar 2MB, e deve ter a indicação do copyright ou procedência. Após adicionar o componente "Texto do artigo", adicione mais um arquivo de submissão (a imagem) e, em "Componentes do artigo", selecione "Outros".
b) Notas de rodapé
- De preferência, as notas de rodapé não devem ser extensas.
- Devem ser utilizadas exclusivamente para comentários, uma vez que as citações bibliográficas serão colocadas no corpo do texto.
- Seu padrão é na fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, com texto justificado.
- Devem ser digitadas na mesma página e não no final do arquivo.
c) Citações referenciais
- As referências devem ser indicadas entre parênteses, no corpo do texto, a partir do sistema sobrenome da/de/do autora/autore/autor, ano de publicação e, se for o caso, página da citação.
Exemplo: (Xavier, 2012, p. 34).
- No caso de referências com mais de duas/dois autoras/es, separar os sobrenomes com ponto e vírgula.
Exemplo: (Buarque; Pontes, 1977, p. 15).
- Para casos de referências com mais de duas/dois autoras/es, inserir um sobrenome e utilizar et al.E
xemplo: (Cabral et al., 1970, p. 5)
- No caso de citações presentes em mais de uma página, utilizar hífen para a separação dos números.
Exemplo: (Sader, 1988, p. 45-46)
- Quando a referência indicar uma citação dentro de outro texto, utilizar apud.
Exemplo: (Rodrigues apud. Santana, 2001, p. 23)
- As citações referenciais serão colocadas, exclusivamente, no corpo do texto, após o trecho citado.
- Citações com menos de quatro linhas deverão ser incorporadas ao texto corrido, entre aspas, mantendo o padrão de fonte Times New Roman tamanho 12.
- Citação com quatro linhas ou mais deverão vir em parágrafo específico, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e recuo de 4 cm. Não colocar aspas.
- Ao repetir uma citação referencial, é necessário recolocar os dados referentes ao sobrenome, ano e indicação de página, evitando-se o uso de Idem e de Ibidem.
d) Ilustrações
- No caso da utilização de ilustrações, inseri-las no corpo do texto, com espaçamento duplo antes e depois.
- As ilustrações deverão ser acompanhadas, na parte de baixo, por legenda que indique a autoria e/ou a fonte de pesquisa, assim como informações acerca de seu conteúdo.
- No caso de fotografias, reproduções de obras de arte, desenhos e correlatos, inserir o título da ilustração junto à legenda.
- Em se tratando de tabelas, gráficos e outras modalidades de mediação, inserir o título na parte superior da ilustração.
- Enviar as imagens individualmente em alta resolução (300 dpi /superior a 1920 x 1080 pixels). Envie no ato da submissão - Fase 2 - Transferência do Manuscrito. Após enviar o "Texto do Artigo", envie as Imagens, selecionado a opção "Öutros".
e) Referências Bibliográficas
Inseridas ao término do texto, em fonte Times New Roman tamanho 12, as referências bibliográficas deverão ser padronizadas da seguinte forma:
- Livro:
ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador. São Paulo: Summus editorial, 1983.}
- Capítulo de livro:
SALIBA, Elias Thomé. “Aventuras modernas e desventuras pós-modernas”. In. LUCA, Tânia de; PINSKY, Carla (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 309-328.
- Teses e dissertações:
HERMETO, Miriam. ‘Olha a gota que falta’: um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980). Tese de Doutorado em História, UFMG, 2010.
- Artigo científico:
AUTRAN, Arthur. “Leon Hirszman: O nacional-popular em Eles não usam black-tie”. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 15, jan.-fev. 1999, p. 157-169.
- Textos publicados em jornais:
CALIL, Carlos Augusto. “O filme perdido de Hirszman”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 out. 1995.
- Filme ou Vídeo
CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).
EL SOL del membrillo. Direção de Víctor Erice. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (134 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=67dNsJBj_nA. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
- Entrevista
HAMEL, Gary. Efciência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [Entrevista cedida a] Chris
Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com.
br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-da-criatividade/. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
- Documentos de arquivo público ou pessoal
AZNAR, José Camón. [Correspondência]. Destinatário: Manoelito de Ornellas. [S. l.], 1957. 1 bilhete.