v. 3 n. 1 (2025): Queens, Kings, Monsters: Transformist Practices and Drag in Film and Media
Vol. 3 No. 1 (2025)
In this fifth issue, A Barca presents the dossier “Queens, Kings, Monsters: Transformist Practices and Drag in Film and Media,” organized through an international partnership between Sancler Ebert (UFF/FMU-FIAAM), Douglas Ostruca (UFRGS), and Agustina Trupia (CONICET-UBA). The dossier comprises eight texts: one visual essay, two articles, three contributions to the Free Section, and two interviews. Further details are available in the dossier’s introduction, authored by Ebert, Ostruca, and Trupia.
This voyage also features an article, a translation, and the first installment of the encyclopedia Cinemas in Confrontation: Short and Medium-Length Films in Response to the Brazilian Military Dictatorship, covering the period from 1964 to 1968. The encyclopedia is coordinated by Reinaldo Cardenuto (UFF), Patrícia Machado (PUC-RJ), and Cintya Ferreira (UFF). In the article “E os Novos Baianos te podem curtir numa boa": A Genealogy of ‘Curtição’ between Marginal Cinema and Brazilian Popular Music, Rafael Mendonça Dias (UFF) investigates curtição (a Brazilian Portuguese term blending “fun” and “political/artistic engagement”) as a creative and political gesture during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Our final boarding is the translation “Mindscapes, Mental Landscapes: Spaces of Memory in Contemporary Cinema,” translated from German by researchers Gina Brusamarello (UFRGS), Hedy Hofmann (UFRGS), Milena Hoffmann Kunrath (PUCRS), and Pedro Theobald (PUCRS).
Experimentações e diálogos em circuitos híbridos entre cinema e artes no Brasil
Vol. 2 No. 2 (2024)
Concluímos o segundo ano de travessias d' A Barca com o dossiê "Experimentações e diálogos em circuitos híbridos entre cinema e artes no Brasil" com a expectativa de passear pelas pesquisas que procuram por um tal outro audiovisual, desviante da Forma Cinema. Outros mares e oceanos não pode ser abandonados ou excluídos, mas servem ótimas lições a quem navega.
O que podem os gêneros narrativos no cinema e audiovisual?
Vol. 2 No. 1 (2024)
Cinemas africanos nas histórias e nas teorias do cinema – estéticas, desafios e novos cenários
Vol. 1 No. 2 (2023)
Uma nova Barca no mar!
O segundo número da revista A Barca é dedicado às pesquisas sobre cinemas africanos no Brasil, no intuito de complexificar o modo como se ensina e se compreende as histórias e as teorias do cinema. Com este dossiê, espera-se contribuir para ampliar e alocar os filmes africanos nas discussões e análises teóricas, estilísticas e metodológicas do audiovisual.
Navegar ainda é preciso! Boa leitura!
Cinema, audiovisual e democracia – passado e presente
Vol. 1 No. 1 (2023)
Bem-vindas/es/os à nossa Barca!
A Barca integra a trajetória dos estudos de Cinema e Audiovisual na UFF, os temas emergentes e as novas dinâmicas simbólicas, econômicas, éticas, estéticas e políticas da experiência audiovisual e midiática. Neste primeiro número, o dossiê Cinema, audiovisual e democracia – passado e presente aborda a relação entre o cinema e as frágeis estruturas democráticas e os modos de relação entre o audiovisual e as formas de organização social e política.
Navegar é preciso!