Nhá Quitéria de Sorocaba: a comunicação rebelde no muro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.68220

Palavras-chave:

comunicação rebelde; Nhá Quitéria; Sorocaba

Resumo

O presente artigo tem como tema a intervenção urbana da pichação em Sorocaba, interior de São Paulo. A análise restringe-se a um caso específico em torno da figura de Nhá Quitéria, uma ex-escravizada que viveu na cidade entre meados do século XIX e meados do século XX. O objetivo é debater a pichação, como arte urbana e mídia, considerando-a uma comunicação rebelde, antagônica à oficialidade. A pergunta que este artigo procura responder é se a pichação pode constituir-se como produtora de um lieu de mémoire (lugar de memória alternativa). Para sustentação teórica, utilizamos Nora, para a discussão sobre o lugar de memória; Flusser, no tocante à dicotomia do diálogo e do discurso; Sodré, para explicitar como se dá o processo de comunicação; e Certeau, que contribui para a reflexão sobre as práticas microbianas. Como metodologias, foram empregadas a observação de campo e a revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

  • Carlos Carvalho Cavalheiro, Universidade de Sorocaba, Brasil

    Carlos Carvalho Cavalheiro é mestre em Educação pela UFSCar - Campus Sorocaba e pesquisador autônomo. Professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, São Paulo. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS - UFSCar - Sorocaba).

  • Paulo Celso da Silva, Universidade de Sorocaba, Brasil

    Paulo Celso da Silva é doutor e mestre em Geografia pela USP. É professor titular da Universidade de Sorocaba e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.

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Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nhá Quitéria de Sorocaba: a comunicação rebelde no muro. arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 159–180, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.68220. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/68220. Acesso em: 9 dez. 2025.