A RESSIGNIFICAÇÃO DA PESQUISA NO CAMPO SOCIOJURÍDICO

participação, interdisciplinaridade e transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/5dvc7y04

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar reflexões de caráter epistemológico e metodológico que nascem de experiências de pesquisa cuja principal característica é a proximidade com a realidade das lutas das classes populares e a intenção deliberada de fazer da pesquisa também um espaço de transformação social. Trata-se de esforço teórico que alinha achados constituídos ao longo de processos de investigação sociojurídica levados à frente pelas autoras, mas especialmente colocados em diálogo, e em comum, a partir do encontro proporcionado pela orientação acadêmica da Professora Ana Maria Motta Ribeiro, no percurso da produção de teses de doutoramento, e ainda, no contexto do Observatório Fundiário Fluminense. Tendo como base a insuficiência dos paradigmas científicos da dita modernidade burguesa, apresentam-se reflexões em torno de metodologias participativas de investigação diante dos desafios da produção de conhecimento que dialogue com as demandas das classes populares e de sociedades cada vez mais desiguais e violentas. Os desafios do pensamento interdisciplinar são problematizados convergindo-se para a sistematização das vertentes contemporâneas do pensamento sociológico, a partir dos seus vetores epistêmicos, com inspiração na proposta formulada pela Profa. Ana Maria Motta Ribeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Maria Lutterback Saporetti Azevedo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF) na linha de pesquisa Conflitos socioambientais urbanos e rurais, aprovada com louvor pela banca de defesa. Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese. Tem experiência profissional em Direito com ênfase nas áreas de Direito Público. Realiza pesquisa nas seguintes temáticas: 1. Direito Ambiental. 2. Direito Agrário. 3. Direitos Humanos. 4. Sociologia jurídica. Advogada.

  • Flávia Almeida Pita, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Doutora em Sociologia e Direito pelo PPGSD/UFF. Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integra o Programa de Extensão e Projeto de Pesquisa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário (GEPOSDEL); o Grupo de Pesquisa "Rede de Sentidos" (Projeto de Pesquisa "Capitalismo e disputa de sentidos") (UEFS); o Programa de Extensão Núcleo de Prática Jurídica Marcellina Oliveira (UEFS); o Observatório Fundiário Fluminense (OBFF); a Rede Contar, articulação interdisciplinar e multiprofissional em torno da construção de uma contabilidade popular; a Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES); e a Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED).

Downloads

Publicado

2025-10-03

Como Citar

A RESSIGNIFICAÇÃO DA PESQUISA NO CAMPO SOCIOJURÍDICO: participação, interdisciplinaridade e transformação. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 176–199, 2025. DOI: 10.22409/5dvc7y04. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/confluencias/article/view/68167. Acesso em: 8 dez. 2025.