Futebol midiatizado, identidade cultural e reconhecimento nos fluxos comunicativos digitais
DOI :
https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i1.47165Résumé
O futebol é um dos traços culturais do Brasil, amplamente divulgado, capaz de mobilizar diferentes temáticas em sua condição midiatizada. Este artigo objetiva explorar a constituição da identidade cultural pautada pelo futebol brasileiro midiatizado e as decorrentes expressões comunicativas de reconhecimento. Para tanto, realiza um percurso inicial a partir de múltiplos casos, envolvendo racismo, machismo e homofobia. O exame do corpus é realizado por meio de análise de conteúdo e do discurso. Como resultados destacam-se a presença de iniciativas independentes em causas, além das categorias de degradação ou ofensa e retomada histórica nas mensagens com menções de perfis pessoais. A análise de discurso evidencia como se constituem as identidades no interdiscurso nas mediações e midiatização do futebol.
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© Clóvis TEIXEIRA FILHO, Lívia Silva de Souza, Gabriel MONI 2019

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