Futebol midiatizado, identidade cultural e reconhecimento nos fluxos comunicativos digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i1.47165Resumo
O futebol é um dos traços culturais do Brasil, amplamente divulgado, capaz de mobilizar diferentes temáticas em sua condição midiatizada. Este artigo objetiva explorar a constituição da identidade cultural pautada pelo futebol brasileiro midiatizado e as decorrentes expressões comunicativas de reconhecimento. Para tanto, realiza um percurso inicial a partir de múltiplos casos, envolvendo racismo, machismo e homofobia. O exame do corpus é realizado por meio de análise de conteúdo e do discurso. Como resultados destacam-se a presença de iniciativas independentes em causas, além das categorias de degradação ou ofensa e retomada histórica nas mensagens com menções de perfis pessoais. A análise de discurso evidencia como se constituem as identidades no interdiscurso nas mediações e midiatização do futebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Clóvis TEIXEIRA FILHO, Lívia Silva de Souza, Gabriel MONI

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.