O USO DA BICICLETA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Résumé
No célebre livro “Pedagogia da Autonomia”, Paulo Freire nos força à reflexão de que ensinar exige oferecer possibilidades para os alunos elaborarem seus conhecimentos. Com isso, contrapõe-se ao ensino tradicional baseado na transferência acrítica de conhecimento para retorno ao professor sem a necessária atribuição de sentido e significado. Nessa perspectiva, o presente relato de experiência apresenta a organização de um programa de aula no qual se realizou um passeio ciclístico (“pedal”) que objetivou visitar e analisar alguns pontos turísticos com a intencionalidade de elencar seus supostos problemas e pensar em possíveis soluções. Participaram do “pedal” aproximadamente 80 discentes do nono ano do Ensino Fundamental, a equipe diretiva e alguns docentes de uma escola pública municipal, situada na cidade de Magé (RJ). Foram visitados e explorados pelos alunos dois pontos turísticos do município: o Poço Bento e o Pier da Piedade. O “pedal” ofertou aos discentes a possibilidade de (re)conhecer e analisar os pontos turísticos e o trajeto de forma crítica, elencando pontos positivos e negativos. Além disso, debateu o incentivo e as condições do uso da bicicleta no cotidiano e nas aulas. A partir do relato apresentado, pôde-se concluir preliminarmente que o uso da bicicleta possibilitou uma atividade diferente nas aulas de Educação Física, sendo capaz de ampliar, ainda que necessitando de maior aprofundamento, a visão crítica dos alunos pela via dialógica freireana.
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