v. 13 n. 3 (2020)

Artigos

  • Editorial

    Maylta Brandão dos Anjos
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a48824
  • O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde uma revisão de atividades didáticas

    Tatiana de Paiva Zucareli Teles, Jane Raquel Silva de Oliveira
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29579
  • O Programa saúde na escola dos limites da intersetorialidade à proposição desde o Sul

    Marcelo Paraiso Alves, Cinthia Emerenciana De Almeida; Érik Imil Viana Farani; Alexandre Palma
    21-40
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a40388
  • Diagnóstico sobre bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso.

    Silbene Rosa Paoliello, Gilson Pequeno da Silva, Isabel Cristina Silva, Raquel Martins Fernandes, Carolina Guimarães Santos
    41-54
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a36040
  • O Espaço não-formal novos olhares para a produção de conhecimentos das crianças ribeirinhas

    Rosária Jordão Dutra, Tássia Cabral da Silva, Helane Mary de Oliveira Prado
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a27691
  • Construindo artrópodes a partir de resíduos sólidos do ensino-aprendizagem à cidadania

    Alba Flora Pereira, Jozélia Maria Sousa Correia, Ednilza Maranhão Santos
    67-93
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21540
  • Programa educativo na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis diabetes e hipertensão arterial

    Maria de Fátima Machado Reys Rocha, Flávia Accioly Canuto Wanderley, Almira Alves dos Santos
    94-109
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a32912
  • O Que dizem os professores de ciências de Uma escola do interior da Bahia sobre o Tema socioambiental “agronegócio”

    Cauane Rocha Santos, Silvana do Nascimento Silva
    110-123
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a40114
  • Conflito socioambiental como mote à educação ambiental crítica estudo de um contexto de conflito ambiental na Baixada Fluminense

    Cristiano Ramos de Carvalho, Alexandre Maia do Bomfim
    124-139
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a46402
  • Bactérias e saúde o que os estudantes da educação básica entendem sobre essa relação?

    Clécio Danilo Dias-da-Silva, Carmem Maria Da Rocha Fernandes, Daniele Bezerra Dos Santos, Lúcia Maria de Almeida
    140-153
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21539
  • Promovendo saúde com educação ambiental no enfrentamento da pandemia Covid-19

    Iza Patrício, Greisieli Duarte, Ana Maria Concatto, Fábio Heleno Costa, Clélia Christina da Mello-Silva
    154-171
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a43059
  • Biocosméticos produção e consumo sustentáveis em uma escola municipal de Manaus-AM

    Huanderson Barroso Lobo, Orleylson Cunha Gomes
    172-183
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a40780
  • Promoção da saúde no ambiente escolar uma revisão sistemática

    Laura Mendes Rodrigues Fumagalli, Veronica de Caravalho Vargas, Thais de Lima dos Santos, Phillip Vilanova Ilha
    184-200
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a28841
  • Retratos socioeducacionais Brasil-África em tempos pandêmicos uma entrevista com Jorge Ferrão - Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo

    Beatriz Brandão, Maylta Dos Anjos
    201-212
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a46565
  • Educação ambiental crítica e a pedagogia de projetos experiência no Projeto Tamar

    Carlos Alberto Nascimento, Guaracira Gouvêa de Sousa
    213-229
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a36583
  • Parasitoses intestinais propostas de atividades lúdicas para o ensino fundamental II

    Rodrigo dos Passos Faria, Leila Abboud Dias Carneiro, Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto
    230-256
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a28670
  • Os Répteis viraram notícia o caso da revista Superinteressante

    Ingrid Bento da Silva, Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha
    257-268
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a44254
  • Funções inorgânicas e digestão uma proposta didática construída nas premissas da aprendizagem significativa e da aprendizagem cooperativa

    Uliane Macuglia, Aline Locatelli, Luiz Marcelo Darroz
    269-294
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29324
  • Práticas sociais e processos educativos sobre microbiologia com manicures de um município do sul da Bahia algumas reflexões

    Dayane Ferreira Santos, Krisnayne Santos Ribeiro, Christiana Andrea Vianna Prudencio
    295-319
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a40161
  • Uma Proposta para o ensino de pilhas em turmas de ensino médio mediada pela aprendizagem baseada em projetos

    Júlia Damazio Bouzon, Juliana Barreto Brandão, Daniel Sasaki, Josineide Alves da Silva
    320-337
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29120
  • Ensino por investigação uma leitura por meio da matriz 3x3 e dos focos da aprendizagem docente

    Marinez Meneghello Passos, Tamires Bartazar Araújo, João Paulo Camargo Lima, Sergio Mello Arruda
    338-361
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29099
  • O processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana uma avaliação de estratégias

    Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, Paulo Tadeu Campos Lopes, Gabriela Augusta Mateus Pereira, Rossano André Dal-Farra, Adriane Pozzobon
    362-372
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a44296