Diagnóstico sobre bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso.

Autores/as

  • Silbene Rosa Paoliello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Cuiabá, Mato Grosso,
  • Gilson Pequeno da Silva
  • Isabel Cristina Silva Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT https://orcid.org/0000-0003-0280-1322
  • Raquel Martins Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso
  • Carolina Guimarães Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a36040

Resumen

O presente artigo, Diagnóstico sobre o bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso, apresenta o levantamento geral da pesquisa Bullying Violação dos Direitos Humanos realizada no período de 2016 a 2018 pelo Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Para a compreensão dos dados, utilizou-se a metodologia qualitativa descritiva. O aporte teórico é composto por Beaudoin (2006), Canário (2006), Velho (1997),Abramovay (2006) entre outros. A análise dos dados revela que o contexto escolar marcado pela diferenciação e recusa do diferente tem conquistado cada vez mais espaço, exigindo políticas educacionais voltadas para a construção de formas de interação baseadas no respeito às diferenças e, consequentemente, a criação de um ambiente saudável nas instituições de ensino.

Palavras-chave: Bullying. Ensino. Violência. Direitos Humanos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isabel Cristina Silva, Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT
    .

Publicado

2021-02-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Diagnóstico sobre bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso. (2021). Enseñanza, Salud Y Ambiente, 13(3), 41-54. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a36040