A função-autor: examinando o papel do nome do autor na trama discursiva

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Autor, Discurso, Modernidade, Emergência

Resumo

A partir das contribuições de Foucault, Brunn e Chartier, analisaremos a emergência da função autor na modernidade. Em relação à história, Foucault mostra como a figura autoral foi inventada por meio de uma trama de acontecimentos que vai da responsabilização do agente discursivo à função de referência do saber. Ele indica as características peculiares ao nome do autor, assinalando que ele tem por função delimitar, classificar e organizar o universo dos discursos. O nome do autor é um dos princípios funcionais que regem nossa relação com o saber e com a literatura em nome de um poder e de uma autoridade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Pinto de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Bacharelado de Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (2005). No momento, está fazendo pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CNPQ/PDJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e, em Estudos da Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência literária, leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, estudos contemporâneos da subjetividade, linguagem e construção de subjetividade e psicologia clínica. Atualmente, é membro pesquisador na linha ";;Perspectivas téoricas nos estudos literários";;, da pesquisa ";;Relações entre literatura, filosofia e psicanálise na contemporaneidade";;, desenvolvida no departamento de letras da Universidade Federal Fluminense, contando com pesquisadores de diversos centros de pesquisa.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

A função-autor: examinando o papel do nome do autor na trama discursiva. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 20, n. 1, p. 221–236, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4685. Acesso em: 12 dez. 2025.