Sob as lentes de Foucault: pensando os direitos de crianças e adolescentes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2025/v37/66889

Palavras-chave:

Michel Foucault., direitos da criança e do adolescente, Judicialização

Resumo

Aos 40 anos da morte de Michel Foucault, encontramos um bom momento para registrar a força do seu pensamento não só na nossa ação profissional (acadêmica ou não), como também na condução das nossas vidas. Apresentamos algumas referências do autor que têm feito estremecer nossas crenças, dando visibilidade ao sentido moral presente na macro e na micropolítica. Com tais ferramentas analisamos os percursos por meio dos quais as práticas de garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil têm intensificado a judicialização, malgrado a esperança de desjudicializar as relações sociais com a ampliação e o fortalecimento do movimento social, após os anos ditatoriais de 1964-1985.

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Biografia do Autor

  • Estela Scheinvar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil

    Graduação em Sociologia pela Universidad Nacional Autonóma de Mexico (1983); mestrado em Sociologia pela Universidad Nacional Autonóma de Mexico (1990); doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e pós-doutorados: 1) Nu-sol, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão do Professor Edson Passetti (2008); 2) Programa Infância da Universidade Autônoma Metropolitana-Xochimilco, sob a supervisão de Norma del Río e Minerva Gómez Plata (2020). Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência na área de Sociologia, com ênfase em educação, infância e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolítica, escola, Estado de Direito, movimento social, conselho tutelar, Análise Institucional.

  • Esther Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Bacharel em Psicologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971); formação de Psicólogos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Educação, pela Boston University (1976); doutorado em Educação, pela Boston University (1981) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora aposentada do Departamento de Estudos da Infância no ano de 2024, permanecendo como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ). Professora aposentada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2018. Dedica-se a estudos e pesquisas nas áreas da história da assistência à infância no Brasil e das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, bem como estudos na área de Psicologia e Direitos Humanos. 

Referências

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Publicado

2025-08-04

Edição

Seção

Dossiê V Colóquio Michel Foucault - a judicialização da vida

Como Citar

Sob as lentes de Foucault: pensando os direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 37, p. Publicado em 04/08/2025, 2025. DOI: 10.22409/1984-0292/2025/v37/66889. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/66889. Acesso em: 8 dez. 2025.