Os laços feitos entre a linguagem e a subjetividade

Autori

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal Fluminense

Parole chiave:

Linguagem, Literatura, Subjetividade

Abstract

Esta resenha apresenta o livro "Nudos del lengaje: cuerpo, escritura" de Juan Carlos Gorlier. Este livro tece uma compreensão consistente das relações entre linguagem, literatura, subjetividade e corpo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal Fluminense
    Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (2005). Realizou o pós-doutorado em Psicologia, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq, bolsa PDJ (2008). Autor do livro "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009). Publicou 22 artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, escrita e leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, linguagem e construção de subjetividade, estudos contemporâneos da subjetividade e psicologia clínica. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Riferimenti bibliografici

BLANCHOT, M. A conversa infinita, a palavra plural. (Vol. 1). SP: Escuta, 2001.

GORLIER, J.C. Nudos del lengaje: cuerpo, escritura, voz. Mar del Plata: EUDEM, 2011.

Pubblicato

2012-12-31

Fascicolo

Sezione

Resenha

Come citare

Os laços feitos entre a linguagem e a subjetividade. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 24, n. 3, p. 657–660, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4920. Acesso em: 14 dec. 2025.