Os laços feitos entre a linguagem e a subjetividade

Auteurs-es

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Linguagem, Literatura, Subjetividade

Résumé

Esta resenha apresenta o livro "Nudos del lengaje: cuerpo, escritura" de Juan Carlos Gorlier. Este livro tece uma compreensão consistente das relações entre linguagem, literatura, subjetividade e corpo.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal Fluminense
    Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (2005). Realizou o pós-doutorado em Psicologia, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq, bolsa PDJ (2008). Autor do livro "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009). Publicou 22 artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, escrita e leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, linguagem e construção de subjetividade, estudos contemporâneos da subjetividade e psicologia clínica. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Références

BLANCHOT, M. A conversa infinita, a palavra plural. (Vol. 1). SP: Escuta, 2001.

GORLIER, J.C. Nudos del lengaje: cuerpo, escritura, voz. Mar del Plata: EUDEM, 2011.

Téléchargements

Publié

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Resenha

Comment citer

Os laços feitos entre a linguagem e a subjetividade. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 24, n. 3, p. 657–660, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4920. Acesso em: 14 déc. 2025.