A CONFLUÊNCIA LITERATURA / EDUCAÇÃO: SUAS REALIZAÇÕES HISTÓRICAS

Auteurs

  • Roberto Acízelo Quelha de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32992

Mots-clés :

Humanidades, Nacionalidade, Literariedade, Diversidade.

Résumé

O artigo caracteriza as realizações históricas da confluência literatura / educação, mostrando como a cultura literária sucessivamente se articulou com os conceitos de humanidades, nacionalidade, literariedade e diversidade.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Roberto Acízelo Quelha de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Licenciado em Inglês (Universidade Santa Úrsula, 1970) e em Português-Literaturas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1971), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1972), mestre em Letras - Teoria da Literatura - (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974) e doutor em Letras - Teoria da Literatura - (Universidade Federal do Rio de Janeiro,1980), fez estudos de pós-doutorado na área de Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo, 1994-1995). Professor de Teoria da Literatura de 1977 a 2002 na Universidade Federal Fluminense, atualmente é professor titular de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dedica-se aos estudos de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, com interesse especial nos seguintes temas: história e fundamentos conceituais dos estudos literários, historiografia da literatura brasileira, romantismo, século xix.

Téléchargements

Publiée

2014-12-19

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura

Comment citer

A CONFLUÊNCIA LITERATURA / EDUCAÇÃO: SUAS REALIZAÇÕES HISTÓRICAS. (2014). Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32992