NOTAS SOBRE PEDAGOGIA SOCIAL, UTOPIA E FORMAÇÃO PERMANENTE: Aproximações possíveis

Autores/as

  • Margareth Martins de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22409/23469958

Palabras clave:

Educação; Pedagogia Social; Formação do Educador Social; Educação Permanente; Utopia

Resumen

A questão norteadora do presente artigo se ancora na perspectiva do Simpósio Internacional desde la
Utopía de la Educación Transformadora, tendo como sub tema inspirador-provocador: A utopia como
motor de transformação. Pierre Furter no Brasil, uma visão decolonial da Pedagogia Social e da
Educação ao Longo da Vida. Como opção metodológica para a abordagem do tema, será realizada a
planificação de alguns conceitos ao longo do texto, a partir de um peculiar olhar, e de acordo com a
apropriação destes dentro da pesquisa realizada, a qual é datada e historicizada em seu contexto
geopolítico. A relevância está na aproximação dos estudos realizados pela Pedagogia Social realizada
no Brasil, em especial aquela exercida na formação permanente de educadores sociais, na
Universidade Federal Fluminense com alguns conceitos de Pierre Furter. Dada a profundidade dos
conceitos construídos pelo autor, foram possíveis apenas algumas aproximações, associadas ao
exercício teórico-prático de investigação na área.

Publicado

2025-05-16

Cómo citar

NOTAS SOBRE PEDAGOGIA SOCIAL, UTOPIA E FORMAÇÃO PERMANENTE: Aproximações possíveis. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/23469958. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/67877. Acesso em: 9 dec. 2025.