O ensino da oralidade nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais do Pará:

um estudo a partir dos documentos oficiais

Autores

  • Dulcicleia Tavares de Almeida UFPA Autor

Palavras-chave:

Oralidade. Documentos oficiais. Anos Finais. Escolas públicas estaduais do Pará.

Resumo

 A oralidade é elemento inseparável da interação entre os sujeitos, ela possibilita a troca de ideias, conhecimentos e experiências. O objetivo deste estudo é investigar o que os documentos oficiais asseguram e orientam ao ensino da oralidade aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais do Pará. A motivação parte de os alunos estarem o tempo todo se comunicando por meio de gêneros orais e precisam conhecê-los para melhor utilizá-los em suas práticas sociais. Por meio da análise documental, investigou-se documentos oficiais do MEC, os PCN de Língua Portuguesa - 5ª a 8ª série (Brasil, 1998) a BNCC do Ensino Fundamental (Brasil, 2017), e o documento da SEDUC – PA, DCEPA – Ensino Fundamental (Pará, 2019). A partir do estudo bibliográfico, buscou-se contribuições de estudiosos que discutem o tema deste estudo. Os resultados demonstram que os PCN e a BNCC se aproximam pelos fundamentos e concepções que norteiam e garantem o ensino da oralidade, sendo o primeiro norteador e o segundo obrigatório, e o DCEPA contempla o ensino de gêneros orais de circulação social privilegiando a tomada de notas destes gêneros quando poderia contemplar o protagonismo dos alunos ao possibilitar a sua participação e produção de gêneros orais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dulcicleia Tavares de Almeida, UFPA

    Dulcicléia Tavares de Almeida é mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós Graduação em Letras – Estudos Linguísticos PPGL/UFPA; Especialista em Educação para as Relações Étnicorraciais, IFPA; Docente da SEDUC-PA. E-mail: adm.dulcicleia@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6385-5431

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamenta, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa - e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da Escola, [S. l.], v. 9, n. 17, 2015. DOI: 10.22420/rde.v9i17.587. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587. Acesso em: 2 nov. 2024.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO Angela Paiva. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO Angela Paiva (Orgs.). Fala e Escrita. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 13-30.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Parábola Editorial, 2010.

PARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Pará. Documento Curricular do Estado do Pará: Educação infantil e ensino fundamental. Documento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará nos termos da Resolução no 769, de 20 de dezembro de 2018, 2ª Edição revisada e publicada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará em 2019.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. 2ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 155-178.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 1ª. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v.19, n. 2, p. 12-24, jul./ dez. 2017.

ZÁTTERA, Priscilla; SWIDERSKI, Rosiane Moreira da Silva; MAGALHÃES, Tânia Guedes. (In)compreesões sobre a oralidade na BNCC. In: COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição; KRAEMER, Márcia Adriana Dias (Orgs.). Uma leitura crítica da Base Comum Curricular: compreensões subjacentes. 1ª. ed. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2019.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

O ensino da oralidade nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais do Pará:: um estudo a partir dos documentos oficiais. Sede de Ler, Niterói, v. 15, n. 1, p. sel025013, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/sededeler/article/view/68585. Acesso em: 22 dez. 2025.