O ensino da oralidade nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais do Pará:
um estudo a partir dos documentos oficiais
Palavras-chave:
Oralidade. Documentos oficiais. Anos Finais. Escolas públicas estaduais do Pará.Resumo
A oralidade é elemento inseparável da interação entre os sujeitos, ela possibilita a troca de ideias, conhecimentos e experiências. O objetivo deste estudo é investigar o que os documentos oficiais asseguram e orientam ao ensino da oralidade aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais do Pará. A motivação parte de os alunos estarem o tempo todo se comunicando por meio de gêneros orais e precisam conhecê-los para melhor utilizá-los em suas práticas sociais. Por meio da análise documental, investigou-se documentos oficiais do MEC, os PCN de Língua Portuguesa - 5ª a 8ª série (Brasil, 1998) a BNCC do Ensino Fundamental (Brasil, 2017), e o documento da SEDUC – PA, DCEPA – Ensino Fundamental (Pará, 2019). A partir do estudo bibliográfico, buscou-se contribuições de estudiosos que discutem o tema deste estudo. Os resultados demonstram que os PCN e a BNCC se aproximam pelos fundamentos e concepções que norteiam e garantem o ensino da oralidade, sendo o primeiro norteador e o segundo obrigatório, e o DCEPA contempla o ensino de gêneros orais de circulação social privilegiando a tomada de notas destes gêneros quando poderia contemplar o protagonismo dos alunos ao possibilitar a sua participação e produção de gêneros orais.
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