O que as questões do SAERS revelam sobre a compreensão leitora?
Palavras-chave:
Avaliação, Leitura, Compreensão leitoraResumo
Este estudo tem como objetivo analisar quatro questões aplicadas a 64 alunos do 9º ano de uma escola pública estadual situada no interior do Rio Grande do Sul. Esses estudantes participaram do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), uma iniciativa promovida pela rede estadual de ensino. As quatro questões selecionadas para análise correspondem às que obtiveram os melhores e piores desempenhos entre os participantes, todos classificados com uma habilidade de leitura considerada básica. Conforme os parâmetros definidos pela avaliação, esses alunos demonstram competência para localizar e relacionar informações explícitas presentes nos textos. No entanto, quando se deparam com tarefas que exigem a integração dessas informações com outras implícitas, surgem dificuldades que comprometem a compreensão global do texto. A análise dessas questões permite compreender que um dos principais desafios enfrentados por esses alunos em sua trajetória de letramento está em perceber as diferentes significações que uma mesma unidade lexical tendo em vista seu contexto de produção, de modo que as estratégias didáticas se apresentam como um caminho possível para superar essa dificuldade.
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