O que as questões do SAERS revelam sobre a compreensão leitora?

Autores

  • Brendom da Cunha Lussani Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Avaliação, Leitura, Compreensão leitora

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar quatro questões aplicadas a 64 alunos do 9º ano de uma escola pública estadual situada no interior do Rio Grande do Sul. Esses estudantes participaram do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), uma iniciativa promovida pela rede estadual de ensino. As quatro questões selecionadas para análise correspondem às que obtiveram os melhores e piores desempenhos entre os participantes, todos classificados com uma habilidade de leitura considerada básica. Conforme os parâmetros definidos pela avaliação, esses alunos demonstram competência para localizar e relacionar informações explícitas presentes nos textos. No entanto, quando se deparam com tarefas que exigem a integração dessas informações com outras implícitas, surgem dificuldades que comprometem a compreensão global do texto. A análise dessas questões permite compreender que um dos principais desafios enfrentados por esses alunos em sua trajetória de letramento está em perceber as diferentes significações que uma mesma unidade lexical tendo em vista seu contexto de produção, de modo que as estratégias didáticas se apresentam como um caminho possível para superar essa dificuldade.

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Biografia do Autor

  • Brendom da Cunha Lussani, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Brendom da Cunha Lussani é Doutor em Letras, com área de concentração em Linguística. Atua como professor de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Sua trajetória inclui experiência no ensino básico, superior e na formação de professores, com ênfase em leitura, compreensão leitora, psicolinguística e processos cognitivos envolvidos no acesso ao léxico. Desenvolve pesquisas sobre inferenciação, compreensão leitora, nomeação automática rápida e práticas de leitura em contextos escolares.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

O que as questões do SAERS revelam sobre a compreensão leitora?. Sede de Ler, Niterói, v. 15, n. 1, p. sel025022, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/sededeler/article/view/70141. Acesso em: 21 dez. 2025.