UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS MARXIANAS HISTÓRIA E IDEOLOGIA NA SOCIOLOGIA DA ARTE DE ARNOLD HAUSER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66673

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como as categorias marxianas história e ideologia foram apropriadas pela sociologia da arte hauseriana. Assim, o problema de pesquisa se expressa nesta questão: a sociologia da arte de Arnold Hauser oferece contribuições para a crítica da preponderância do subjetivismo nas produções artísticas atuais? Para responder tal pergunta parte-se da hipótese de que a sociologia hauseriana permite a análise do desenvolvimento histórico das produções artísticas enquanto resultado do trabalho humano coletivo, carregando em si a objetivação da subjetividade humana.

Palavras-chave: Sociologia da Arte. Materialismo histórico-dialético. História. Ideologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Guilherme Monzelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara. Atualmente é professor professor de sociologia da educação básica II nas escola estadual Orlando Perez Professor. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia e Educação.

  • Érica Zavanella Navarro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Araraquara (2007 - 2010). Possui também licenciatura bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara. Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Araraquara. Atua como professora da Educação Infantil municipal de Araraquara desde de 2014 até a presente data.

Referências

ANTUNES, R. L. C. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed., 10. reimp. rev. e ampl. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R. L. C. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

AVENTURAS DA HISTÓRIA. Quadro de Mondrian está há 75 anos exposto de cabeça para baixo, segundo historiadora. Aventuras da História. São Paulo, 2022. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/quadro-de-mondrian-esta-ha-75-anos-exposta-de-cabeca-para-baixo-segundo-historiadora.phtm. Acesso em 16 de maio de 2024.

CERVANTES SAAVEDRA, M. de. Dom Quixote de la Mancha. 1. ed. Sâo Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

CHILVERS, I. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DEFOE, D. Robinson Crusoé. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. (Clássicos Zahar).

HADJINICOLAOU, N. História da arte e luta de classes. São Paulo: LavraPalavra, 2024.

HAUSER, A. A arte e a sociedade. Porto: Presença, 1984.

HAUSER, A. Teorias da arte. Lisboa: Editorial Presença, 1978.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.

MAYER, R. Manual do artista: de técnicas e materiais. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

MONZELLI, A. G. Docência e proletarização: apontamentos históricos e críticos sobre a objetivação do trabalho docente na educação pública paulista. 2025. 440f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – UNESP, Araraquara.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS MARXIANAS HISTÓRIA E IDEOLOGIA NA SOCIOLOGIA DA ARTE DE ARNOLD HAUSER. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-14. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66673