Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Atual
Archives
Chamada de Artigos
À propos
Historico do Periódico
À propos de cette revue
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Déclaration de confidentialité
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Comité éditorial
Ficha Catalográfica
Contact
Soumissions
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Annonces
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 20 No 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
Vol. 20 No 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42
Publiée:
2022-07-22
L'ensemble du numéro
PDF (Portugais)
Expediente
Expediente
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Editorial
OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS
Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296
Apresentação
O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Auteur)
01-15
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55278
Clássicos
OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSÉ RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Amanda Moreira da Silva (Auteur)
01-17
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55182
Resenha
CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]
Cinthia Cristiane da Silva Marujo (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52805
Entrevista
O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE
Angela Tamberlini (Auteur)
01-37
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55195
Teses e Dissertações
A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO
Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54091
NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL
Alex Kossak (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54679
Memória e Documentos
AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO
Regis Eduardo Coelho Argüelles (Auteur)
01-10
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55112
Lei nº 4.440, de 27 de outubro de 1964.
- - (Auteur)
01-03
PDF (Portugais)
Decreto-lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975.
- - (Auteur)
01-03
PDF (Portugais)
Decreto nº 76.923, de 23 de dezembro de 1975
- - (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
Homenagens
ROBERTO LEHER E O DESAFIO DE “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”
Inny Accioly (Auteur)
01-13
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Livro de Roberto Leher "Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública" (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54727
Artigos do Número Temático
LE PUBLIC ET LE PRIVÉ AVANT LA COMMERCIALISATION DE L'ÉDUCATION
Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga (Auteur)
01-29
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498
Legado y actualidad de la Reforma de Córdoba.
Marcelo Ubal Camargo (Auteur)
01-20
PDF (Espagnol)
HTML (Espagnol)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54236
EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!
Anselmo Colares, MARIA LÍLIA IMBIRIBA (Auteur)
01-22
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53432
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE
Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290
ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Adriana Medeiros Farias (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532
A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias (Auteur)
01-25
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456
GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE)
Lúcio Braga, Sonia Rummert (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939
CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA
Marcela Pronko (Auteur)
01-21
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021
ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO
Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma (Auteur)
01-26
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528
A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL
José dos Santos Souza (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54582
O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA
Inny Bello Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton da Costa (Auteur)
01-33
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA
MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO, Vera Maria Vidal Peroni (Auteur)
01-26
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53469
A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52885
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO
Renata Azevedo Campos (Auteur)
01-23
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518
BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966
BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
Lucas Pelissari (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53428
A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS
Maria de Fátima Félix Rosar (Auteur)
01-26
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629
O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?
Francieli Araujo (Auteur)
01-17
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54040
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Fernanda Franz Willers (Auteur)
01-25
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53519
ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Alex Kossak, Nelma Vieira (Auteur)
01-26
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53520
O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
RAMON MENDES DA COSTA MAGALHÃES (Auteur)
01-16
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53364
L'ÉDUCATION POUR LE 21ÈME SIÈCLE ET LE CENTRE D'INNOVATION POUR L'ÉDUCATION BRÉSILIENNE (CIEB)
PATRICIA DUARTE (Auteur)
01-17
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523
PROJET REDUCA POUR LES POLITIQUES DE FORMATION INITIALE DANS L'AGENDA CAPITAL EN AMÉRIQUE LATINE
Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos (Auteur)
01-26
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531
PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
Tiago Fávero de Oliveira (Auteur)
01-23
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español
Français
Português
Mots-clés
Informations
Pour les lecteurs
Pour les auteurs
Pour les bibliothécaires