ARTE, MÚSICA E EDUCAÇÃO: DA INDÚSTRIA CULTURAL  ÀS PRETENSÕES DE EMANCIPAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66905

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir possibilidades emancipatórias para a formação humana, especialmente na educação musical. Para tanto, recupera uma dimensão histórica da arte e da música que permita compreendê-las em relação com o processo de desenvolvimento da cultura; problematiza, através do conceito de indústria cultural, a (de)formação promovida pela forma mercadoria. Por fim, a discussão formativa indica que uma relação viva com os bens da cultura requer uma educação cognoscente e sensível, que não negligencie as questões de uma sociedade fundada em relações de dominação.

Palavras-chave: Educação musical; indústria cultural; educação e emancipação.

 

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Biografia do Autor

  • Jessica Raquel Rodeguero Stefanuto, Universidade Estadual Paulista

    Psicóloga pela Unesp/Bauru; Técnica em Música pela Escola Municipal de Ensino Artístico de Itápolis (EMEAI); Mestre em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara; Doutora em Educação pela Unesp/Marília com período sanduíche pelo Centro de Ciencias Humanas y Sociales (CCHS) del Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC); Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE) e pós doutoranda em psicologia pela UFRJ.

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

ARTE, MÚSICA E EDUCAÇÃO: DA INDÚSTRIA CULTURAL  ÀS PRETENSÕES DE EMANCIPAÇÃO. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66905