v. 17 n. 32 (2019): O IV Intercrítica e as categorias fundantes do materialismo histórico-dialético no século XXI

					Visualizar v. 17 n. 32 (2019): O IV Intercrítica e as categorias fundantes do materialismo histórico-dialético no século XXI
Publicada: 28/03/2019
Publicado: 2019-03-28

Edição completa

Expediente

  • Expediente

    - - (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28298

Editorial

  • BRASIL, TIRA A POEIRA DOS PORÕES (OU, PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO)

    Lia Tiriba, Maria Cristina Paulo Rodrigues, José Luiz Cordeiro Antunes (Autor)
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28299

Apresentação

  • O IV INTERCRÍTICA E AS CATEGORIAS FUNDANTES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO NO SÉCULO XXI

    Dante Henrique Moura, Ramon de Oliveira (Autor)
    6-15
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28300

Artigos - Outras Temáticas

  • A RESISTÊNCIA DO TRABALHO, NO PERÍODO DA ASCENSÃO DO CAPITALISMO NO ALGARVE (PORTUGAL): BREVE BOSQUEJO A PARTIR DE UMA PERSPETIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO

    Helder Faustino Raimundo (Autor)
    192-213
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28309
  • UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS INTERSEÇÕES ENTRE A BASE ECONÔMICA DO RIO DE JANEIRO E A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Bruno Gawryszewski, Guilherme Marques, Fernanda Lavouras (Autor)
    214-241
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28310
  • A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NA SOCIEDADE CAPITALISTA

    Tatiana Cristina Ribeiro (Autor)
    242-260
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28311

Teses e Dissertações

Ensaio

  • A “MÃO FELIZ” E A “MÃO INFELIZ” DE TRABALHO

    Percival Tavares Silva (Autor)
    176-191
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28308

Memória e Documentos

  • MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA NA BAHIA: A COMISSÃO MILTON SANTOS DE MEMÓRIA E DE VERDADE

    Lívia Diana Rocha Magalhães, Daniela Moura Rocha de Souza (Autor)
    277-281
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28315

Artigos do Número Temático

  • LUTA DE CLASSES E PERSPECTIVAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

    Emir Sader (Autor)
    16-32
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28301
  • O MÉTODO: CATEGORIAS FUNDANTES DO SÉCULO XXI

    Mauro Luís Iasi (Autor)
    33-67
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28302
  • LUTA DE CLASSES E A QUESTÃO DA DIVERSIDADE HUMANA: DEBATE ATUAL E PERSPECTIVAS POLÍTICO-TEÓRICAS

    Silvana Mara de Morais dos Santos (Autor)
    68-87
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28303
  • CULTURA AUTORITÁRIA, ULTRACONSERVADORISMO, FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E O CONTROLE IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

    Gaudêncio Frigotto, Sonia Maria Ferreira (Autor)
    88-113
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28304
  • DOS EMBATES POR HEGEMONIA E RESISTÊNCIA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Celso João Ferretti, Monica Ribeiro (Autor)
    114-131
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28305
  • TRABALHO-EDUCAÇÃO – UMA UNIDADE EPISTEMOLÓGICA, HISTÓRICA E EDUCACIONAL

    Maria Ciavatta (Autor)
    132-149
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28306
  • MAPEAMENTO DE GRUPOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO: TEMAS DE PESQUISA E INTERCRÍTICA

    Domingos Leite Lima Filho, Eneida Shiroma, Mariléia Maria da Silva (Autor)
    150-175
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28307