Do “faz como digo” ao “faz como faço”: Foucault ou a escrita como arte de não governar

Foucault ou a escrita como arte de não governar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2025/v37/66346

Palavras-chave:

devotio moderna, escrita científica, Michel Foucault, pedagogia do ensino superior, pedagogia jesuítica

Resumo

Este estudo procura assinalar três formas de manifestação da relação entre escrita e “arte de governar”. Examina-se, em primeiro lugar, a atitude crítica – ou “arte de não ser governado assim” – que se reflete no movimento religioso da devotio moderna, sobretudo na Imitação de Cristo de Tomás de Kempis, para, de seguida, se analisar a pedagogia jesuítica como máquina de rarefação e de governo da (e pela) escrita. O artigo culmina com uma proposta de revisitar a obra de Michel Foucault a partir do que os seus textos realmente fazem, e não tanto do que dizem ou do que sobre eles se diz. Na obra deste professor-investigador, que escrevia para se distanciar de si próprio e se transformar, descobre-se um processo de subjetivação pela escrita no qual a figura do intercessor já não aparece nos trajes do monge asceta, no discurso neutro do manual escolar ou na forma intimidante do autor genial e inacessível, mas como um “amigo do texto”, uma voz que se elege por afinidade e à qual se reserva o lugar de treinadora da nossa escrita. Como conceber a relação pedagógica centrada na escrita como uma arte de não governar nem ser governado?

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Biografia do Autor

  • Tomás Vallera, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

    Tomás Vallera (tomas.vallera@ie.ulisboa.pt) é doutor em Educação, variante História da Educação (2019), pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado e membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do mesmo Instituto. Tem desenvolvido investigações no âmbito da genealogia do sujeito escolar moderno e da pedagogia do ensino superior. Dedica-se igualmente à tradução de textos académicos na área das ciências sociais e humanas.

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Publicado

2025-08-18

Edição

Seção

Dossiê V Colóquio Michel Foucault - a judicialização da vida

Como Citar

Do “faz como digo” ao “faz como faço”: Foucault ou a escrita como arte de não governar: Foucault ou a escrita como arte de não governar. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 37, p. Publicado em 18/08/2025, 2025. DOI: 10.22409/1984-0292/2025/v37/66346. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/66346. Acesso em: 8 dez. 2025.