ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710

Resumen

Este artículo presenta un debate sobre la estética marxista a partir de tres autores: Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), György Lukács (1885-1971) y Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011), apuntando con ello reflexiones científicas para la organización y ejecución de la educación artística escolar. Desde esta perspectiva, el arte es una objetivación de la sensibilidad esencial al desarrollo humano de todas las personas, siendo la estructura de la obra de arte la unidad fundamental del trabajo de análisis y de enseñanza para promover, sobre todo, el encuentro entre el individuo y los sentimientos universales del género humano.

 

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Biografía del autor/a

  • Tatiane Superti, UNESP - Universidade Estadual Paulista

    Es licenciada en Psicología por la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Especialista en Teoría Histórico Cultural por la Universidad Estatal de Maringá (2012). Máster en Psicología por el Programa de Postgrado en Psicología de la Universidad Estatal de Maringá (2013). Doctor en Educación por la UNESP – Presidente Prudente (2023). Trabaja principalmente en los siguientes temas: psicología histórico-cultural; psicología del arte; Procesos creativos y desarrollo psicológico.

  • Irineu Alimprando Tuim Viotto Filho, UNESP - Universidade Estadual Paulista

    Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente de 2013-2016 e foi Chefe do Departamento de Educação Física de 2018 a 2019. Tem experiência de ensino e pesquisa em Psicologia da Educação, Psicologia do desenvolvimento e psicomotricidade, Educação escolar, aprendizagem e desenvolvimento humano, assim como em Metodologia de pesquisa social. Orienta projetos de pesquisa e extensão nas respectivas áreas, com ênfase em metodologia de pesquisa intervenção-formativa, processo grupal e intervenção ludo-pedagógica na escola. Pesquisa temas relacionados a Educação Escolar, escola e desenvolvimento humano, processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Toma como referencial teórico-filosófico e metodológico o materialismo histórico dialético e as contribuições da teoria histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e psicologia social-comunitária latino-americana

Publicado

2025-12-10

Número

Sección

Artigos do Número Temático

Cómo citar

ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710