ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710

Resumo

Este artigo apresenta um debate sobre a estética marxista a partir de três autores: Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), György Lukács (1885-1971) e Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011), destacando as contribuições do primeiro autor ao campo da estética marxista. A partir disso, aponta reflexões científicas para a organização e execução do ensino escolar de artes. Nessa perspectiva, a arte é uma objetivação da sensibilidade imprescindível ao desenvolvimento humano de todas as pessoas, sendo a estrutura da obra de arte a unidade fundamental de análise e trabalho docente.

Palavra-chave: Estética marxista; Psicologia da arte; Ensino de artes.

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Biografia do Autor

  • Tatiane Superti, UNESP - Universidade Estadual Paulista

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Especialista em Teoria Histórico Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2013). Doutora em educação pela UNESP - Presidente Prudente (2023). Atua, principalmente, nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural; psicologia da arte; processos criativos e desenvolvimento psicológico. 

  • Irineu Alimprando Tuim Viotto Filho, UNESP - Universidade Estadual Paulista

    Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente de 2013-2016 e foi Chefe do Departamento de Educação Física de 2018 a 2019. Tem experiência de ensino e pesquisa em Psicologia da Educação, Psicologia do desenvolvimento e psicomotricidade, Educação escolar, aprendizagem e desenvolvimento humano, assim como em Metodologia de pesquisa social. Orienta projetos de pesquisa e extensão nas respectivas áreas, com ênfase em metodologia de pesquisa intervenção-formativa, processo grupal e intervenção ludo-pedagógica na escola. Pesquisa temas relacionados a Educação Escolar, escola e desenvolvimento humano, processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Toma como referencial teórico-filosófico e metodológico o materialismo histórico dialético e as contribuições da teoria histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e psicologia social-comunitária latino-americana

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710