ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS

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DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710

Résumé

Cet article présente un débat sur l’esthétique marxiste à partir de trois auteurs : Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), György Lukács (1885-1971) et Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011), soulignant ainsi des réflexions scientifiques pour l’organisation et la mise en œuvre de l’éducation artistique scolaire. Dans cette perspective, l’art est une objectivation de la sensibilité essentielle au développement humain de tous les êtres humains, la structure de l’œuvre d’art étant l’unité fondamentale du travail d’analyse et d’enseignement pour favoriser, avant tout, la rencontre entre l’individu et les sentiments universels de l’espèce humaine.

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Biographies des auteurs

  • Tatiane Superti, UNESP - Universidade Estadual Paulista

    Diplômé en Psychologie de l'Université Fédérale du Mato Grosso do Sul (2008). Spécialiste en théorie historique et culturelle de l'Université d'État de Maringá (2012). Master en psychologie du programme de troisième cycle en psychologie de l'Université d'État de Maringá (2013). Doctorat en éducation de l'UNESP - Presidente Prudente (2023). Il travaille principalement sur les thèmes suivants : psychologie historico-culturelle ; psychologie de l'art; processus créatifs et développement psychologique.

  • Irineu Alimprando Tuim Viotto Filho, UNESP - Universidade Estadual Paulista

    Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente de 2013-2016 e foi Chefe do Departamento de Educação Física de 2018 a 2019. Tem experiência de ensino e pesquisa em Psicologia da Educação, Psicologia do desenvolvimento e psicomotricidade, Educação escolar, aprendizagem e desenvolvimento humano, assim como em Metodologia de pesquisa social. Orienta projetos de pesquisa e extensão nas respectivas áreas, com ênfase em metodologia de pesquisa intervenção-formativa, processo grupal e intervenção ludo-pedagógica na escola. Pesquisa temas relacionados a Educação Escolar, escola e desenvolvimento humano, processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Toma como referencial teórico-filosófico e metodológico o materialismo histórico dialético e as contribuições da teoria histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e psicologia social-comunitária latino-americana

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Publiée

2025-12-10

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático

Comment citer

ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710