EVALUACIÓN Y EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: UN ANÁLISIS CRÍTICO DE LAS PRODUCCIONES EN EL GTT 5 – ESCUELA DEL CONBRACE Y CONICE (2013–2023)
Resumen
Este artículo amplía y profundiza el análisis crítico de la producción académica sobre evaluación en Educación Física escolar presentada en el GTT 5 – Escuela de Congresos CONBRACE y CONICE entre 2013 y 2023. A partir de la lectura y categorización de 14 obras, se examinan los conceptos de evaluación, los instrumentos propuestos, las justificaciones teóricas y las implicaciones para la formación docente y la práctica escolar. La investigación destaca tendencias favorables a la evaluación formativa y emancipadora, así como la persistencia de prácticas diagnósticas y sumativas que demandan intervención formativa y política.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.