PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESCUTA, CORPOREIDADE E PERTENCIMENTO EM UMA EXPERIÊNCIA COM SLACKLINE, ESCALADA, PARKOUR E SKATE

Auteurs

  • Helena Yara Graça Nascimento de Araújo Gomes SME/RJ
  • Jonas Henrique Almeida da Silva SEEDUC e SME RJ
  • Mariana Antunes Braz Secretaria Municipal Educação de Seropédica e Itaguaí

Résumé

O presente trabalho apresenta um relato de experiência com práticas corporais de aventura na Educação Física escolar — slackline, escalada, parkour e skate — em uma escola pública de Guadalupe, Rio de Janeiro, com 200 crianças do 1º ao 4º ano. As aulas, realizadas três vezes por semana, basearam-se em perspectivas freirianas e decoloniais, valorizando a escuta, a corporeidade e o pertencimento. Evidenciaram-se ganhos motores, socioafetivos e criativos, mesmo em condições estruturais limitadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Helena Yara Graça Nascimento de Araújo Gomes , SME/RJ

    Especialista em Psicomotricidade e Educação Especial. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Educação Física. Docente da rede pública do município do Rio de Janeiro. 

  • Mariana Antunes Braz, Secretaria Municipal Educação de Seropédica e Itaguaí

    Mestra em Educação Física Escolar. Licenciada em Educação Física. Professora da rede municipal de Seropédica e Itaguaí. Membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física – GPDEF (UFRRJ). 

Téléchargements

Publiée

2025-12-26