Announcements

Current Issue

Vol. 7 No. 03 (2025): IV Simpósio de Educação Física da UFF e o XVII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar – EnFEFE
					View Vol. 7 No. 03 (2025): IV Simpósio de Educação Física da UFF e o XVII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar – EnFEFE

É com grande satisfação que apresentamos esta edição da Revista Fluminense de Educação Física, cujo propósito é dar visibilidade e registrar os resultados dos dois importantes eventos promovidos em 2025: o IV Simpósio de Educação Física da UFF e o XVII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar – EnFEFE. Ambos se inscrevem como espaços privilegiados de reflexão, de socialização e de produção de conhecimento no campo da Educação Física, reunindo estudantes, professores/as, pesquisadores/as e profissionais que atuam no ensino, na extensão e na investigação.

Esses eventos fizeram parte das comemorações dos 50 anos da Educação Física na Universidade Federal Fluminense!

No primeiro momento, o IV Simpósio de Educação Física da UFF — intitulado “A subjetividade e a corporeidade nos tempos contemporâneos: A Educação Física 4.0” — ocorreu de 2 a 4 de junho, no âmbito do Instituto de Educação Física da UFF, em Niterói, congregando ainda o VIII Colóquio de Egressos/as do Curso de Graduação, a VII Semana Acadêmica de Educação Física e o VI Encontro de Estudantes e Egressos/as da Especialização em Educação Física Escolar. Este evento constituiu-se como um amplo encontro entre discentes (atuais e egressos/as), docentes e técnicos/as -administrativos/as. Foi um espaço-tempo de diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, no qual os trabalhos de graduação, pós-graduação, especialização e do corpo docente foram apresentados e discutidos. A programação, com mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, abordou temáticas centrais como corporeidade, subjetividade e práticas corporais, diante dos desafios que se colocam para a Educação Física no presente momento histórico. Em especial, o adjetivo “4.0” convoca para pensar a aproximação das tecnologias, dos ambientes digitais e dos modos contemporâneos de corporeidade e sociabilidade — sem, entretanto, perder de vista o lugar da formação, da investigação e da experiência pedagógica como mediadores de sentido.

Em seguida, ocorreu o XVII Encontro Fluminense de Educação Física escolar – EnFEFE, que teve sua primeira edição em 1996, sempre preocupado em se tornar um fórum democrático de partilha e debate de experiências que coletivamente contribua para o debate de ideias que alavanque a produção de conhecimento e possibilite novas ações pedagógicas que estimulem e problematizem a aula de Educação Física na escola. Nesse contexto, nos dias 19 e 20 de agosto de 2025 no EnFEFE nos desafiamos a refletir sobre a “docência e a escola como lócus de formação”. Ao longo do encontro, tivemos a oportunidade de conhecer relatos de experiências, propostas pedagógicas e os resultados de pesquisas relacionadas às práticas educativas na Educação Física escolar, nos provocando a pensar os desafios que se mostram presentes na formação e profissionalização do/a professor/a de Educação Física que tem a escola como campo de atuação.

O XVII Encontro Fluminense de Educação Física escolar – EnFEFE – congregou, ainda, o “II Encontro dos grupos de pesquisa em Educação Física escolar do estado do Rio de Janeiro”, o qual contou com 17 grupos inscritos e, com o apoio da Secretaria Estadual do CBCE no Rio de Janeiro, contamos com a presença de um representante da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE) – Professor Ueberson Ribeiro Almeida, da UFES. Estiveram presentes 16 grupos de pesquisas: Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, Lazer e Educação Física (GEPOLES); Educação Física escolar em Colégios de Aplicação (EFeCap); Grupo Expressividades, Performances Andarilhas e Espaços Educativos (EXPANDE); Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo GEPAC; Grupo de Estudo e Pesquisa Vitor Marinho (GEPVM); Grupo de estudos em Corporeidades Inclusão Formação Esportes – GECIFE; Grupo de Estudos em Educação Física Escolar, Formação e Profissão Docente (GEEP); Grupo de Pesquisa Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades (ELAC); Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF); Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEESC);

Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF); Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento – LECOM; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para a Formação de Professores – LAGERES; Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar; Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação – NUPETE; REFORÇA - Rede de Estudos em Formação, Currículo e Ações na Educação Física Escolar. Na edição anterior, os/as leitores/as encontrarão um pouco do histórico desse movimento.

A combinação desses dois eventos — um voltado ao contexto universitário e formativo e outro ao âmbito escolar e de atuação profissional docente — reforça a vocação desta edição da revista: oferecer uma ponte entre os diferentes momentos da trajetória profissional da Educação Física, bem como entre ensino, pesquisa e extensão. É nesta confluência que se dá o avanço do campo: no interstício entre teoria e prática, entre o acadêmico e o cotidiano escolar, entre corpóreo e subjetivo, entre formação e atuação.

A todos os e as autores/as que confiaram seus trabalhos a esta edição, agradecemos. Aos e às leitores/as, desejamos uma leitura que inspire, provoque e contribua para o fortalecimento da Educação Física em seus variados espaços de atuação. E que esta edição seja também uma celebração dos 50 anos da Educação Física na UFF, reafirmando o compromisso de nossa comunidade com a crítica, com a investigação e com a intervenção pedagógica e social.

 

Boa leitura, boas festas até 2026!

Coordenação da comissão cientifica do IV Simpósio (Professor César Vieira Marques Filho), coordenação da comissão cientifica do XVII EnFEFE (Professora Neyse Luz Muniz) e, Equipe Editorial da Revista Fluminense de Educação Física.

 

Créditos da capa:

* Arte do Simpósio:  Comissão organizadora do IV Simpósio; capa da 2ª edição da Revista Fluminense.

Published: 2025-12-26

Relato de experiência

Dossiê

View All Issues