Vol. 23 Núm. 52 (2025): Marxismo, arte e educação (Parte 2)

					Ver Vol. 23 Núm. 52 (2025): Marxismo, arte e educação (Parte 2)
Publicado: 2025-12-10

Expediente

  • Expediente

    - - (Autor/a)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70050

Editorial

  • EXPANSÃO CAPITALISTA NA AMAZÔNIA: DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ À COP 30

    Adriana Barbosa, Lia Tiriba, Jacqueline Botelho (Autor/a)
    01 - 06
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70020

Apresentação

  • AINDA SOBRE MARXISMO, ARTE E EDUCAÇÃO: UM CONJUNTO DE RELAÇÕES QUE SE MOVIMENTA E MULTIPLICA

    Maria Amélia Dalvi, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Autor/a)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70021

Homenagens

  • HOMENAJE A MESTRE CAMISA: los primeiros 70 años de un inmortal de la Capoeira

    Adriano Jorge Torres Lopes (Autor/a)
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69521
  • NISE DA SILVEIRA EM QUADRINHOS

    Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza (Autor/a)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70051

Clássicos

  • Lo que aprendí de Fredric Jameson

    Fabio Durão (Autor/a)
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67085

Artigos do Número Temático

  • ENTRE VOCES SILENCIADAS Y NARRATIVAS INTERCULTURALES: EDUCACIÓN Y TRADUCCIÓN DE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS EN LAS PRÁCTICAS ESCOLARES EN ITALIA

    Manuela Magalhaes (Autor/a)
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69392
  • LA PRODUCIÓN DEL ARTE COMO CAPITAL: ACERCAMIENTO DESDE LA CRÍTICA DE LA ECONOMÍA POLÍTICA

    MARILIA CARBONARI (Autor/a)
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66893
  • DISTOPIAS DO PRESENTE: ATROFIA DA FANTASIA E SOCIEDADE ADAPTADA

    Luciana Schnabl, Monique Andries Nogueira (Autor/a)
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67493
  • EL CONCEPTO DE CINE REVOLUCIONARIO BAJO TRES PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS

    Allan Brasil de Freitas, Vicente Gosciola (Autor/a)
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794
  • INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL COM FOCO NO CONHECIMENTO ESTÉTICO-ARTÍSTICO

    Carlos de Souza, Sandra Soares Della Fonte (Autor/a)
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67156
  • ARTE Y FORMACIÓN HUMANA

    Vinícius Luge Oliveira (Autor/a)
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66854
  • MARXISMO Y ENSEÑANZA DEL ARTE

    Janedalva Pontes Gondim, Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta (Autor/a)
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67163
  • A ARTE COMO PRODUÇÃO HUMANIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Paulo Cesar Duarte Paes (Autor/a)
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69329
  • ARTE, MÚSICA Y EDUCACIÓN

    Jessica Raquel Rodeguero Stefanuto (Autor/a)
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66905
  • ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS

    Tatiane Superti, Irineu Alimprando Tuim Viotto Filho (Autor/a)
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710
  • ESTÉTICA LUKACSIANA Y DESARROLLO HUMANO

    Bruna Carolini De Bona, Patricia Laura Torriglia (Autor/a)
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269
  • A CONCEPÇÃO ONTO-ESTÉTICA DE LUKÁCS: POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE LIMA BARRETO

    ANGÉLICA DOS SANTOS FREIRE, FABIANO GERALDO BARBOSA, ADELE CRISTINA BRAGA ARAÚJO (Autor/a)
    01 - 19
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66906
  • MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO

    Maeve Pereira Rêgo, Angelina Pandita-Pereira (Autor/a)
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175
  • EDUCACIÓN ESTÉTICO-LITERARIA

    Giovanna Ribeiro de Sousa, Samilly da Silva Soares, Cristiane de Sousa Moura Teixeira (Autor/a)
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66918
  • O CARÁTER DESFETICHIZADOR DA ARTE NO CONTO  “NEGÓCIO DE MENINO COM MENINA”, DE IVAN ÂNGELO

    Andressa Kelly Lima Moura, Elandia Ferreira Duarte Duarte, Jefferson Nogueira Lopes Lopes (Autor/a)
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66911

Resenha

  • ONTOLOGIA CRÍTICA E OS DIFERENTES OBJETOS NA PESQUISA EDUCACIONAL Patricia Laura Torriglia (org.)

    Maurício José Siewerdt (Autor/a)
    01 - 05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67981

Entrevista

  • O CINEMA SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS

    Adriana Barbosa (Autor/a)
    01 - 07
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70034

Ensaio

  • EN DEFENSA DEL MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉCTICO

    Hildo Cezar Freire Montysuma (Autor/a)
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67548
  • FILMAR PARA RECORDAR, FILMAR PARA RESISTIR: LA AUSTERIDAD Y LA DEMOCRACIA BAJO AMENAZA EN BRASIL 2025

    Gregorio Galvão de Albuquerque (Autor/a)
    01 - 11
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69406
  • ATENCIÓN A MUJERES CUBANAS EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EL PROTAGONISMO DEL HOSPITAL EUSEBIO HERNÁNDEZ PÉREZ

    Betty Berlanga Pérez, Lívia Diana Rocha Magalhães (Autor/a)
    01 - 10
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69408
  • MARXISMO, CULTURA E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: PODER DAS BIG TECHS, REGULAÇÃO DA INTERNET E RISCOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Elizabeth Veloso, Thiago Eirão (Autor/a)
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66900

Teses e Dissertações

  • MERCADO DE ARTE SUA INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO CULTURAL

    Giovana Bianca Darolt Hillesheim (Autor/a)
    01 - 05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68265
  • A DIMENSÃO ESTÉTICA EM DISPUTA NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Lícia Cristina Araújo da Hora (Autor/a)
    01 - 06
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68966

Memória e Documentos

  • FILME - OS OITOS UNIVERSITÁRIOS DE CACÁ DIEGUES

    - - (Autor/a)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70055

Artigos - Outras Temáticas