À propos de cette revue

Trabalho Necessário - ISSN 1808-799X é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. 

Qualis Capes A3

Numéro courant

Vol. 23 No 52 (2025): Marxismo, arte e educação (Parte 2)
					Afficher Vol. 23 No 52 (2025): Marxismo, arte e educação (Parte 2)
Publiée: 2025-12-10

Expediente

  • Expediente

    - - (Auteur)
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70050

Editorial

  • EXPANSÃO CAPITALISTA NA AMAZÔNIA: DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ À COP 30

    Adriana Barbosa, Lia Tiriba, Jacqueline Botelho (Auteur)
    01 - 06
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70020

Apresentação

  • AINDA SOBRE MARXISMO, ARTE E EDUCAÇÃO: UM CONJUNTO DE RELAÇÕES QUE SE MOVIMENTA E MULTIPLICA

    Maria Amélia Dalvi, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Auteur)
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70021

Homenagens

  • HOMMMAGE À MESTRE CAMISA: les 70 premières années d'un immortel de la Capoeira

    Adriano Jorge Torres Lopes (Auteur)
    01 - 17
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69521
  • NISE DA SILVEIRA EM QUADRINHOS

    Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza (Auteur)
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70051

Clássicos

  • Ce que j'ai appris de Fredric Jameson

    Fabio Durão (Auteur)
    01-14
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67085

Artigos do Número Temático

  • VOZES SILENCIADAS E NARRATIVAS INTERCULTURAIS: TRADUÇÃO DE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS E EDUCAÇÃO NA ITÁLIA

    Manuela Magalhaes (Auteur)
    01 - 16
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69392
  • A PRODUÇÃO DA ARTE COMO CAPITAL: ACERCAMENTO A PARTIR DA CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

    MARILIA CARBONARI (Auteur)
    01 - 23
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66893
  • DISTOPIAS DO PRESENTE: ATROFIA DA FANTASIA E SOCIEDADE ADAPTADA

    Luciana Schnabl, Monique Andries Nogueira (Auteur)
    01 - 18
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67493
  • O CONCEITO DE CINEMA REVOLUCIONÁRIO SOB TRÊS PERSPECTIVAS LATINO-AMERICANAS: ICAIC, GRUPO UKAMAU E CINE LIBERACIÓN

    Allan Brasil de Freitas, Vicente Gosciola (Auteur)
    01 - 25
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794
  • INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL COM FOCO NO CONHECIMENTO ESTÉTICO-ARTÍSTICO

    Carlos de Souza, Sandra Soares Della Fonte (Auteur)
    01 - 17
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67156
  • ARTE E FORMAÇÃO HUMANA: O PAPEL DA PARTICULARIDADE NO CONHECIMENTO ARTÍSTICO E O ENSINO DAS ARTES

    Vinícius Luge Oliveira (Auteur)
    01 - 23
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66854
  • MARXISMO E ENSINO DE ARTE: A CONSTITUIÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES A PARTIR DO CONCEITO DE ‘CLÁSSICO’

    Janedalva Pontes Gondim, Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta (Auteur)
    01 - 21
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67163
  • A ARTE COMO PRODUÇÃO HUMANIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Paulo Cesar Duarte Paes (Auteur)
    1 - 20
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69329
  • ARTE, MÚSICA E EDUCAÇÃO: DA INDÚSTRIA CULTURAL  ÀS PRETENSÕES DE EMANCIPAÇÃO

    Jessica Raquel Rodeguero Stefanuto (Auteur)
    01 - 20
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66905
  • ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS

    Tatiane Superti, Irineu Alimprando Tuim Viotto Filho (Auteur)
    01 - 24
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710
  • ESTÉTICA LUKACSIANA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA

    Bruna Carolini De Bona, Patricia Laura Torriglia (Auteur)
    01 - 20
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269
  • A CONCEPÇÃO ONTO-ESTÉTICA DE LUKÁCS: POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE LIMA BARRETO

    ANGÉLICA DOS SANTOS FREIRE, FABIANO GERALDO BARBOSA, ADELE CRISTINA BRAGA ARAÚJO (Auteur)
    01 - 19
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66906
  • MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO

    Maeve Pereira Rêgo, Angelina Pandita-Pereira (Auteur)
    01 - 25
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175
  • EDUCAÇÃO ESTÉTICO-LITERÁRIA: FUNDAMENTOS HISTÓRICO-CRÍTICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA

    Giovanna Ribeiro de Sousa, Samilly da Silva Soares, Cristiane de Sousa Moura Teixeira (Auteur)
    01 - 27
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66918
  • O CARÁTER DESFETICHIZADOR DA ARTE NO CONTO  “NEGÓCIO DE MENINO COM MENINA”, DE IVAN ÂNGELO

    Andressa Kelly Lima Moura, Elandia Ferreira Duarte Duarte, Jefferson Nogueira Lopes Lopes (Auteur)
    01 - 16
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66911

Resenha

  • ONTOLOGIA CRÍTICA E OS DIFERENTES OBJETOS NA PESQUISA EDUCACIONAL Patricia Laura Torriglia (org.)

    Maurício José Siewerdt (Auteur)
    01 - 05
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67981

Entrevista

  • O CINEMA SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS

    Adriana Barbosa (Auteur)
    01 - 07
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70034

Ensaio

  • EM DEFESA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

    Hildo Cezar Freire Montysuma (Auteur)
    01 - 16
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67548
  • FILMAR PARA LEMBRAR, FILMAR PARA RESISTIR: AUSTERIDADE E DEMOCRACIA SOB AMEAÇA NO BRASIL 2025

    Gregorio Galvão de Albuquerque (Auteur)
    01 - 11
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69406
  • ATENCIÓN A MUJERES CUBANAS EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EL PROTAGONISMO DEL HOSPITAL EUSEBIO HERNÁNDEZ PÉREZ

    Betty Berlanga Pérez, Lívia Diana Rocha Magalhães (Auteur)
    01 - 10
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69408
  • MARXISMO, CULTURA E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: PODER DAS BIG TECHS, REGULAÇÃO DA INTERNET E RISCOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Elizabeth Veloso, Thiago Eirão (Auteur)
    01 - 17
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66900

Teses e Dissertações

  • MERCADO DE ARTE SUA INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO CULTURAL

    Giovana Bianca Darolt Hillesheim (Auteur)
    01 - 05
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68265
  • A DIMENSÃO ESTÉTICA EM DISPUTA NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Lícia Cristina Araújo da Hora (Auteur)
    01 - 06
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68966

Memória e Documentos

  • FILME - OS OITOS UNIVERSITÁRIOS DE CACÁ DIEGUES

    - - (Auteur)
    DOI : https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70055

Artigos - Outras Temáticas

Voir tous les numéros